sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FAIXA A FAIXA: THE KING OF LIMBS, RADIOHEAD


Sempre, sempre assim: quando o Radiohead lança disco, o mundo pára pra comentar - ou pelo menos o nosso mundo.

A bola da vez é The King of Limbs, disco em que Thom Yorke e companhia buscam se reinventar utilizando velhas fórmulas - texturas sonoras, produção impecável, mixagem megablasterplus - com alguma ênfase no ritmo. Tudo com aquele propósito de nos tirar desse planeta ao longo da audição - um objetivo mais uma vez cumprido. E tome faixa a faixa pra tentar contar um pouco do que eu achei desta primeira vez em que o ouvi:

Bloom - Meio entrópica, com ritmos sobrepostos, e a voz de Thom Yorke, pura ou repleta de delays,  flutuando sobre tudo isso. Linha de baixo toda quebrada, econômica, soando como se fosse gravada no improviso - de um jeito bom. Feita para os que aprenderam a amar o Radiohead na fase Kid A.

Morning Mr Magpie - As guitarras ritmadas me lembraram TV On The Radio. No meio dela, uma hipnose espacial antes de uma nova aterissagem.

Little By Little - Bloom está para Kid A assim como essa aqui é OKComputeriana para valer. E mais uma vez a banda reforça o ritmo como argumento de sedução

Feral - Experimental para cacete, põe em contraste batidas e vocais cheios de camadas... isso sem falar no timbre de órgão/synth/sei lá o quê, belo e assutador ao mesmo tempo. Criancinhas teriam medo.

Lotus Flower - O primeiro single é a mais melódica do disco até aqui, mas não se pode dizer que é inspirada como primas suas, como There There e Nude... Tem jeito de que vai ganhar uns trocentos remixes.

Codex - Enfim a primeira balada radioheadiana do disco. Curtinha, simples, gostosa.

Give Up The Ghost - Ruídos de floresta, de fitas tocando ao reverso, e o violão discreto e forte que volta e meia aparece numa música do grupo. Mais sutileza. Música pra se ouvir com o coração repleto.

Separator - A última do disco é a mais convencional. Um jeito mais seguro de despressurizar a mente para voltar, seja onde estiver.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails