quarta-feira, 13 de abril de 2011

O RIO DE CARLOS SALDANHA VALE MUITO A PENA
















Ensaiei fazer um texto relativamente longo pra falar do Rio - o longa de animação de Carlos Saldanha -, mas mudei de ideia. Então, eu, que já tinha mesmo recomendado a ida, agora aproveito pra dar três razões pra isso:

1ª) O carisma do protagonista, Blu. Não tem quem não goste dele desde o primeiro instante em que surge na tela. A arara provoca um monte de "oooohns": os que as mulheres adoram soltar e os que os homens insistem em prender.

Ah, e vale a menção honrosa para meu segundo personagem favorito: o tucano Rafael.

2ª) A manha de ser sutil pra falar de temas nada agradáveis relacionados ao Brasil - especialmente ao tratar de ecologia na medida, sem qualquer traço de panfletarismo. Recado dado com máxima categoria.

3ª) Deixei o melhor para o fim: o jeito com que Rio trata...o Rio. Se Carlos Saldanha se vê às voltas com vários clichês - imagino que não tenha tido mesmo a chance (e talvez nem a vontade) de escapar deles -, pelo menos se esmerou claramente em mostrar a cidade da forma mais fiel possível. Fica claro pra quem é daqui a boa intenção/realização, presente nas paisagens bem retratadas, nos personagens e nas situações em cena. E aí, o que acontece?

Acontece que esse (incomum) bom gosto nos sugere que talvez não sejam os lugares comuns ao mostrar e falar do Rio e do Brasil que nos irritam, mas sim o exagero, o excesso de tons que tantos já usaram ao pintá-los. Isso definitivamente não acontece com Rio; e tal crédito permite aos cariocas e habitantes do Rio de Janeiro se divertirem com os errinhos e forçações de barra, como a asa delta que decola em São Conrado pra descer cinco minutos em Copacabana e a Avenida Atlântica interditada para o desfile na Marquês de Sapucaí. É para rir...e a gente obedece. Na boa.

***

E se você tiver iPhone ou smartphone com Android, aproveite para baixar o Angry Birds: Rio assim que sair da sala. Tá demais.

Um comentário:

Camila Pereira disse...

Que bom que vc ficou com essa boa impressão! Espero exatamente isso do filme...vou correr pra ver!

Related Posts with Thumbnails