sábado, 5 de julho de 2008

Do arcade ao DVD: meus clássicos dos games

O site da Entertaiment Weekly fez duas ótimas galeria de fotos com os 50 melhores games de todos os tempos - os 25 melhores estão aqui; e também me empolguei com essa brincadeira, elaborando a minha listchinha pessoal!

Logo abaixo, na contagem decrescente, os 25 jogos da minha vida de gamer, com algumas palavrinhas sobre cada um. Aperte o start:

25º) STREETS OF RAGE (Arcade) - Street Fighter? Tekken? Pff. O único jogo de luta de rua de minha lista me ganhou de cara em um fliperama de Cabo Frio. Jogava em dupla com um amigo, arrebentando a cara de uns vilões muquiranas e ainda contando com auxílios luxuosos como tacos de baseball, bombinhas e gargalos de garrafas quebradas. Finesse total!

24º) KARATEKA (TK-2000) - Sofria muito para jogar esse, já que tinha que esperar o arquivo (que vinha em fita K7!) carregar. Não era fácil: você só tinha uma vida que, desperdiçada, lá ia você começar do zero. Mas valia a pena - inclusive pela pegadinha do final, em que você tinha que cumprimentar a mocinha a ser resgatada antes de pegá-la, pois senão tomava um golpe fatal na cara. Daniel San perdia.

23º) OS GOONIES (MSX) - Louco pelo filme, me lembro que fiquei emocionado ao ouvir a versão bacaninha - ainda mais para a época - do clássico de Cyndi Lauper. E o jogo era cheio de salas secretas, tônicos a serem tomados, chaves que abriam portas secretas... Ótimo!

22º) DAYTONA USA (Arcade) - Um clássico da hora do almoço de minha faculdade. Era ótimo juntarmos uma galera e irmos disputar umas corridas, sempre regadas a muita rivalidade, fechadas e acidentes causados no melhor estilo Dick Vigarista. Nostalgia brabíssima!

21º) VIRTUA STRIKER (Arcade) - Esse também era uma alternativa ao Daytona, mas só jogavam duas pessoas no máximo. Quando se pegava o jeito do joguinho era sensacional; e a disputa de pênaltis era algo especialmente emocionante. A platéia de estudantes e office-boys sempre se comovia!



20º) GALAGA (Arcade e MSX) - Espécie de primo metido a besta do Space Invaders, o que esse jogo tinha de simples, tinha de viciante. Típico caso de que, quando se morria, pensava-se imediatamente: "Ok, vou jogar só mais essa...". Mentira, óbvio.

19º) RIVER RAID (Atari) - Comandar o avião em percursos inesperados com o objetivo de mandar tudo pelos ares era um programaço pra um moleque nos anos 80. Tão marcante que me lembro com exatidão do barulho que fazia quando a aeronave reabastecia e quando havia a falta de combustível. Clássico de uma geração.

18º) SUPER MARIO BROS. (Game & Watch) - Quem lembra do joguinho-e-relógio que foi febre nos recreios dos colégios dos 80s? Esse jogo em especial se destacava porque tinha duas telas, dispostas uma ao lado da outra. Jogava sempre com um amigo de infância - o mesmo do Streets of Rage! -, cada um em uma tela e comandando um irmão diferente, Mario ou Luigi. O objetivo? Fazer pacotes em uma linha de montagem, sem deixar as peças caírem das esteiras. O hit do ônibus que levava a galera do colégio pra casa!

17º) KNIGHTMARE (MSX) - Um guerreiro (visto por cima), várias armas, inimigos estapafúrdios em um cenário greco-romano. O trocadilho do título era muito bem justificado, e a trilha era arrasadora.

16º) The IMMORTAL (Mega Drive) - Um dos primeiros jogos que me desafiou para valer. O adventure inspirado em Dungeons & Dragons era soturno, esquisito... e, por isso mesmo, fascinante. O inimigo final? Um dragão bizarro, devidamente derrotado!

15º) PITFALL (Atari) - Para um moleque que tinha Indiana Jones como herói, ter a chance de pular em cipós, achar pepitas de ouro e pular de jacarés era o convite para estar na pele do arqueólogo. E o grande mistério da história toda era: a aventura do carinha de roupa verde tinha ou não um fim? Até hoje não sei, mas me diverti muito tentando descobrir.



14º) RALLY-X (Arcade e MSX) - Uma idéia bem elementar - um carro sendo perseguido por outros num labirinto e jogando fumaça para despistar os inimigos - e, ainda assim, genial. Mais um jogo cuja trilha embalou as tardes de toda uma molecada.

13º) RAYMAN RAVING RABBIDS 2 (Wii) - Um dos games baseado em minijogos dos mais engraçados, protagonizado por coelhos figuraças. Se vocês tiverem a chance, juntem uns amigos para perder - ou melhor, ganhar - umas horas se esbaldando com os insanos leporídeos.

12º) KONAMI SOCCER (MSX) - O primeiro futebol bacana que joguei num videogame. Escolha de times, variação de jogadas, comemorações... e golaços. E pulos de um adolescente em seu quarto na Tijuca.

11º) FIFA 94 (PC e Mega Drive) - Mais futebol - desta vez, na época da faculdade. O mundo via craques fictícios nascerem e se tornarem imortais, como Olaf Pedersen, Shoren Sun e os brasileiros Rico Salamar e Janco Tianno.

10º) KING'S VALLEY (MSX) - Mais uma vez um jogo com apelo Indiana Jones me conquistou. O objetivo era achar pedras preciosas e fugir de múmias irritantes dentro de pirâmides. Não dá para explicar o quão interessante é esse game. Se acharem um emulador de MSX por aí, não percam a chance de bancar o arqueólogo!

9º) METAL GEAR (NES) - A primeira aventura do agente discreto Solid Snake que joguei foi ainda no velho computador. Achei tudo genial demais: os contatos pelo rádio, os itens/armas coletados e a missão do herói. Era só o começo de uma série

8º) TETRIS (MSX e Game Boy) - Ninguém está imune à séria dependência causada pelo desafio de montar no espaço vazio os bloquinhos que caem do céu. Cheguei ao ponto de visualizar as pecinhas com os olhos fechados... E querem saber? Até hoje o jogo continua especial.

7º) SUPER MARIO WORLD (Super NES) - O game que vinha com o console não era qualquer coisa não! Naquela aventura, o encanador favorito dos gamers surpreendeu com missões mais difíceis, "roupas" e poderes diferentes - até tacar machadinha, tacou! A evolução da espécie taí.

6º) WII SPORTS (Wii) - Revolucionário. Demorei uns 4 segundos tentando fechar a boca ao ver pessoas munidas do que parecia ser um controle remoto dando raquetadas e golpes no ar na frente da TV. Não demorou muito para eu querer ser uma delas...



5º) SUPER MARIO 3 (NES) - Mario de novo, num clássico ainda mais velhinho. Este foi o jogo que lavou a alma dos fãs do universo do herói por simplesmente ser a primeira vez em que Mario voava!

4º) COUNTER-STRIKE (PC) - Moleques que lotam lan houses e afins, eu vos entendo. Afinal, foi depois de burro velho que eu descobri este game, que me pôs nos fronts de batalha mais divertidos do mundo. Fire in the hole!

3º) LAKERS vs CELTICS (Mega Drive) - Na época em que eu jogava basquete todo dia e acompanhava os LA Lakers com dedicação, estendia as disputas da quadra às dos astros do basquete profissional americano em casa. E o melhor: o bambambam de cada equipe tinha um movimento especial! Acho que, se me derem uns três minutos, consigo me recordar de todos; e se me derem um Mega Drive com o cartucho, capaz de eu perder boa parte de minha vida social.



2º) GRAND THEFT AUTO 3: SAN ANDREAS (Playstation 2) - Conhecem Second Life? Esqueçam, pois nesse game as possibilidades são inúmeras e bem mais legais - cada uma delas melhor do que a outra. Quem nunca comandou as ações do bad boy CJ está perdendo muito...

1º) WINNING ELEVEN 8 (Playstation 2) - Bem que tentei pensar noutro jogo, mas não tem pros demais não. Para quem ama futebol, qualquer versão do WI é altamente recomendável; mas, para mim, a oitava continua insuperável. É aquela coisa: começou a jogar, se deixar, não tem hora para sair de campo. Quem já deu uns bons chutes virtuais no game, sabe.

* * *


Depois deste relato, também quero saber: qual é a lista de vocês?

18 comentários:

Kaká disse...

Eu tive um Atari e era superviciada em Space Invaders, o pessoal do condomínio fazia até campeonato.Também gostava do River Raid e do Pitfall (adorava aqueles jacarés).
Depois na faculdade o vício era um de volêi (que eu acho que tinha no nitendo também) que eu jogava com os amigos numa daquelas lojas de jogos.
Aí a minha avó, sentiu que os netos não iam muito por lá e comprou um Nintendo e nos viciou no Super Mario (o Mario voando era tudo!).
Confesso que eu adoro os jogos coloridos, com fases.
Eu só tive o prazer o Wii 3 vezes e adorei jogar tênis, tô quase comprando um(mas aí eu corro o risco de não sair mais de casa).
E para terminar esse comentário enorme, eu não jogava mas adorava ver um winning eleven bem jogado, quase tão bom quanto a copa do mundo.

Anônimo disse...

Putz, GTA? WE? Daytona? O senhor é um fanfarrão! Cade Street Fighter, King of Fighter, MK, TopGear, Donkey Kong, Sonic, Golden Axe, Metal Slug, Final Fantasy, Resident Evil?! Esses sim são clássicos...

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Matheus,

Eu falei dos *MEUS* clássicos... Jogos que me marcaram, certo? Escolha pessoal e intransferível, heh...

abraço!

Anônimo disse...

Daytona, FIFA 94 e Lakers vs. Celtics são clássicos pra mim tb.

Pedro Lucas Rocha Cabral de Vasconcellos disse...

PH Peixoto, leboyzinho 2 a missão!!

hehe

eu teria a lista quase igual, mas com Super mario 2 no ligar do 3, e com WE-9 como pricipal, pois perdi muitas horas na TV com os amigos jogando isso, era o programa de sexta feira!!!

Ei CA, Lembra do cara na tua janela do trabalho, quinta feira?? Era eu!! Fui gravar o Bola nas costas, nem sabia que vocês trabalhavam juntos, na proxima vêz que for lá, peço pro Claudio amaral me apresentar

hehe

abraços

Pedro Lucas Rocha CAbral de Vasconcellos

Ramon Mineiro disse...

Poupemos o Carlão...
talvez ele, que é um rapaz trabalhador não tenha posto as mãos em algum outro console da nova geação sem ser o Wii... (não desmerecendo o console nintendiste, ainda quero jogar Zelda e Mario Galaxy)

Algumas recomendações Carlão (só recomendações como vc mesmo disse, suas lista é sua e intranferível):

GTA IV
KINGDOM HEARTS
OKAMI (ESSE TEM PRA WII)
BLACK
CALL OF DUTY
FIFA 2008! (esse tá melhor que WE)

E POR FAVOR NÃO JOGUE "LOST: VIA DOMUS" OS CARAS DESTROEM LOST!!
É HORRÍVEL E TRAUMATIZANTE!

Abraço!

Gabriela Spinola disse...

* Resident Evil 2 (PS1)
* Grand Turismo (PS1)
* Need For Speed: Underground (PS2)
* Need For Speed: Carbon (PC)
* The Lord Of The Rings: The Battle for the Middle Earth (PC)
* Donkey Kong (Super NES)
* Super Mario Bros (Super NES)
* The Incredibles (PS2)
* Spider Man (PS1)
* Final Fantasy V (PS1)
* Prince of Persia (PC)
* Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (PC)
* Tony Hawk's Pro Skater I, II, III e IV (PS1 e PS2)
* Legend of Zelda (PS1)
* Guitar Hero II (PS2)
* Cars (PC)
* Street Fighter (PS1)
* Star Wars (Super NES)
* Marvel vs. Street Fighter Heroes (PS1)

Esses são meus "greatest games". Que tal CA?

Matheus Rufino disse...

Com certeza entrariam para minha lista mais da metade dos jogos que vc pos nas sua, com destaque para Daytona USA (super rivalidade entre os participantes, sonho de consumo meu uma maquina daquela) e para COUNTER-STRIKE, que já considero o maior clássico dos anos 2000.

Anônimo disse...

Meu top 12:

12º Boliche (celular Nokia 3586)
11º Tetris (aquele aparelhinho do camelo)
10º PacMAN (Arcade)
9º Donkey Kong Country (Super Nes)
8º Cadilacs and Dinossaurs (Arcade)
7º Keystone Kapers (Atari 2600)
6º Age of Empires (PC)
5º International Super Star Soccer - Deluxe (Super Nes)
4º Frost Bit (Atari 2600)
3º Golden Axe (Arcade)
2º Double Dragon (Arcade)
1º Street Fighter 2 (Arcade)

Anônimo disse...

Vai a minha listinha dos que eu lembrei agora:

Sonic (Mega Drive);
Capitão Comando (SNES);
Super Mario Bros (SNES);
Counter-Strike (PC);
Max Payne (PC) => esse vai virar filme c/ Mark Walhberg;
Mortal kombat (Do SNES ao PS2);
Top Gear 2 (SNES);
WE + PES 2008+ Intern. Superstar Soccer da Konami (Do SNES, passando pelo PS2 ao PC);

Bem, por ora são só esses, mas estou certo de que deixei muito outros clássicos de minha recente infância fora desta lista.

Anônimo disse...

Metal Gear Solid
God of War
Gran Turismo 4...São grandes jogos

Tiago R. Lima "Mad Max" Andrade disse...

Minha versão desta lista teria Mortal Kombat 3, Street Fighter 2, Sonic 3, Onimusha 3, Mortal Kombat Deception, Alex Kidd in Miracle World, Donkey Kong Country 2 e 3 e outras maravilhas.

André Gota disse...

Metal gear solid 1 e 3 entram na minha lista. Resident Evil 4, Half-life 2, God of War 2 (Perfeito!), Final Fantasy 8. Quanto aos mais simples, Virtua Striker (certeza!), Dance Dance Revolution e em especial Desktop Tower defense. Esse último é um jogo em flash de graça na internet... Recomendo! horas de diversão!

Banturusk disse...

MMOGAH is the only real selection for gamers who need the diablo 2 items quickly simply because it provides a quick delivery service. In MMOGAH, every single online gamer gets ideal services round the clock. If perhaps online searchers make use of this site, they obtain more information about diablo 2 items for sale.

Lytorurn disse...


There are several online gaming lovers who love playing final fantasy XIV game, and it is much easier for them to attain ffxiv gil promptly by making use of a trusted site titled MMOGAH. Anyone can have a look at this site to obtain total insights related to ffxiv making gil low level .

hhonrakend disse...

There are plenty of techniques for gamers to obtain wow classic tbc gold, such as, farming material, grinding mobs, and executing quests, yet the prime preference of most avid gamers is to receive gold via the MMOGAH platform. You can visit here our website and get more information about Tbc Gold.

hhonrakend disse...

The classic wow gold makes it simpler for people to get several valuables in the video game, such as, potions, gear, enchantments, and many more. Gold also facilitates in raiding and leveling up in the game. By making use of this amazing Source https://www.mmogah.com/wow-classic-gold site, an individual can acquire more information about classic wow gold.

achsayough disse...

Every single player can promptly get the Path of exile currency with the assistance of an online store called MMOGAH. MMOGAH aids everyone to obtain the currency through secure delivery strategies. By using this particular https://www.mmogah.com/poe-currency site, everyone can receive more information regarding the Path of exile currency.

Related Posts with Thumbnails