terça-feira, 27 de janeiro de 2009

BRUNO ALEIXO: UM ROTEIRO PARA O FENÔMENO

Talvez vocês já devam ter notado, pois falo dele de vez em quando por aqui; mas minha obsessão da vez tem sotaque de português, corpo de urso, cara de cachorro e é o sujeito mais comédia da internet. Seu nome: Bruno Aleixo.





Trazido à redação em que trabalho pelas mãos e links do Thales, não demorou nada para que Aleixo virasse mania entre o povo de lá. Passadas algumas semanas desde o primeiro contato com ele, hoje o personagem, suas tiradas e tudo o que mais diz respeito a ele converteu-se em referências feitas por todos nós, a toda hora.

Repetindo, já andei postando uma coisa ou outra sobre ele, mas me senti na obrigação de ter com vocês o mesmo cuidado que tenho com cada amigo a que apresento o Aleixo. Então, preparei este pequeno guia para os 17 leitores do blog também se viciarem no melhor personagem humorístico da atualidade.

MAS QUEM É BRUNO ALEIXO, CACETE? Criado pelo grupo lusitano Gana, Bruno é um português de Coimbra com um sério problema de pelos - não, ele não é um Ewok - que hoje tem 51 anos, mas que despontou no YouTube graças a uma coleção de vídeos que mostram sua infância. É a série "Bruno Aleixo na Escola".




Toda em preto e branco, "Bruno Aleixo na Escola" é composta por sete vídeos - o que vocês veem acima é o primeiro. Inicialmente, foram lançadas cinco edições; e, já em 2009, a série retornou com mais duas. Já nesta primeira fase do personagem pode-se perceber suas melhores características: o carregado sotaque e, sobretudo, suas inacreditáveis e hilárias demonstrações de caráter questionável - elementos que só pioraram/melhoraram quando Bruno atingiu a idade adulta.

Décadas depois, Bruno Aleixo surgiu em uma nova série: "Os Conselhos que vos Deixo". Esta segunda série tem 10 vídeos no total, e todos de curtíssima duração. Como o próprio nome indica, a coleção de filminhos traz Bruno dando dicas diversas para o bem viver - uma mais bizarra do que a outra. Coisas como "Nunca durmas todo nu, pois a casa pode arder e ficares do lado de fora com os bombeiros, pelado". Este primeiro vídeo, em que ele sugere que urinemos (!!!) nas pessoas queridas, é um dos meus favoritos:





Foi também nessa série que surgiu um elemento importante para a mitologia aleixiana: o Aires. Bar de Coimbra, o Aires é como uma segunda casa de Bruno, frequentemente citada por ele. No entanto, uma informação grave chama a atenção em "Os Conselhos...": ao fim de cada vídeo, temos a mensagem: "À memória de Bruno Aleixo: 1957-2008". Teria ele morrido?

A resposta, felizmente, é negativa... e surpreendente: Bruno Aleixo veio parar no... Rio de Janeiro!





A terceira série de Bruno Aleixo se chama "As Mensagens que Deixo Para Você", e foi criada para anunciar a ida do personagem para o SIC Radical, canal português de TV a cabo. Esta fase tem apenas quatro vídeos e chama a atenção por três motivos: 1º) Logo em sua abertura (vídeo acima), descobrimos que Bruno simulou a sua morte por medo de um ninja(!!!), fugindo para o Rio; 2º) Em vez de Coimbra, temos ao fundo a cidade do Rio, com direito a "Aquarela do Brasil" de trilha sonora; 3º) Em seus vídeos, só vemos a silhueta de Bruno - um mistério que seria solucionado logo na estréia de sua atração televisiva: "O Programa do Aleixo".




Talk show fictício inspirado nos programas de David Letterman, Connan O'Brien e companhia, "O Programa do Aleixo" traz Bruno de aparência renovada após uma cirurgia plástica motivada por "um aborrecimento com uns americanos - o George, o Lucas". Traduzindo: pressupõe-se que George Lucas, o criador de "Star Wars", possa ter realmente ameaçado a turma do Gana com um processo por uso de imagem de Wicket, o Ewok, que emprestava rosto e corpo a Bruno. Tsc, tsc, tsc...

Em seu programa, Bruno aparece entrevistando celebridades lusas (reais), falando ao telefone com espectadores (imaginários) e promovendo gincanas (de mentira); e ainda introduz um parceiro ao personagem: um busto de Napoleão com o conveniente nome de Busto, companheiro de Bruno em duetos musicais - num deles, rolou "Pense em Mim" e "Chorando se Foi", clássica lambada do Kaoma - e alvo costumeiro da afiada estupidez do apresentador. Os dois costumam se encarar em embates verbais e situações absurdas como o clássico desafio dos dois no "Street Fighter":





Em uma louvável iniciativa, o Sic Radical lançou uma página do programa, em que exibe todos os episódios na íntegra, dando também a opção a blogueiros e webmasters de embedar as edições em suas respectivas páginas. Foram sete programas no total - o último, exibido neste domingo, 25, ainda não está na página - e não se sabe se Bruno irá retornar à TV. Ao menos, não ainda. Nada que ele tenha comentado.

SERÁ ESTE O FIM DE BRUNO ALEIXO? Nada disso! Além dos dois novos episódios de "Bruno Aleixo na Escola", o Gana acaba de lançar mais uma série do personagem: "Bruno Aleixo no Hospital", em que o personagem vai se consultar com Ribeiro, um médico invisível. Até o presente momento, foram lançados dois episódios desta fase de Bruno. O primeiro é este aqui:






PUTZ, VICIEI! E AGORA? É POSSÍVEL ENCONTRAR BRUNO ALEIXO FORA DAS SÉRIES? Claro! Há dois outros vídeos do Aleixão: neste aqui, ainda antes da plástica, ele almoça com o amigo Nuno Markl e inventa o melhor de seus jogos absurdos; e neste outro ele aparece atacando de Crazy Frog. Espetacular! Tirando os programas de TV - que, como disse, estão no site oficial -, os vídeos de Bruno Aleixo estão todos na página do Cena no provedor português Sapo. Ah, e é fácil achá-los espalhados no YouTube.

Bruno Aleixo ainda tem Twitter, página no Hi5 e, claro, comunidade no Orkut; e no último fim de semana, ele deu uma impagável entrevista em um programa de rádio português chamado "Pessoal e Transmissível", que pode ser ouvida neste link.

PÔ, CURTI, MAS... NÃO ENTENDO LHUFAS DO QUE ELE FALA! Não faz mal não: podem continuar a ouvir que logo o ouvido acostuma e entende-se tudo o que ele diz. E daí pra vocês saírem dizendo "Ai,ca (sic) burro! e "Ai, ca mal feito!" com sotaque portuga em seus respectivos trabalhos/faculdades/almoços de família é um pulo...

8 comentários:

Anônimo disse...

Olha, CA, tem uma certa graça, mas é bizarro demais pro meu gosto... Será que se eu insistir vou acabar viciando também...?

Anônimo disse...

Oi CA.

Adorei o roteiro.

Até então só tinha visto "Bruno Aleixo na Escola" e "Bruno Aleixo no Hospital", vou conferir os outros vídeos. Obrigada ;)

Bjos.

Ora pois.!

Matheus Rufino disse...

kkkkkkkkkk
Hilário, até agora só tinha visto a série na escola e conselhos que vos deixo... Ele falando dos times do Brasil que gosta é muito comédia: Só não gosto do Palmeiras, que dos italianos.. ahUAhuAhua morri

Kaká disse...

Já adicionei o Bruno Aleixo no Twitter. :)

Unknown disse...

CA,
já tentei ver o Aleixo, mas ainda estou na dificuldade da adaptação sonora. Depois desse roteiro, vou tentar de novo!
Um abraço

Anônimo disse...

é demais! adoro mesmo

André Gota disse...

É difícil no começo, mas depois vira uma diversão!!!
Adorei as da escola: A da prova e a do imigrante (a melhor)...
Tem aquela do conselho que vos deixo impagável que ele não vê que já começou a gravar...
MUITO BOM!!!!

Anônimo disse...

Obrigado pelo roteiro. Muto bom!

Related Posts with Thumbnails