quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RETALHANDO O PASSADO SEM MEDO

"É o que eu chamo de literatura", diz um dos depoimentos da contracapa de "Retalhos", livro em quadrinhos de Craig Thompson. Após centenas de páginas, faço coro ao autor da frase. Com uma espantosa coragem, "Retalhos" é um relato corajoso de um autor que teve a manha de usar sua arte para revelar um passado melancólico e repleto de traumas - ponha-se no cesto opressão religiosa familiar e abuso sexual.

É uma tristeza que cativa, vivida por um personagem fácil de se gostar. Craig é desajeitado, tímido, cerceado em suas escolhas e pensamentos... e tudo isso se manifesta de uma forma poética sem pieguice quando ele se vê às voltas com sua primeira paixão: Raina, frequentadora do mesmo acampamento batista.

Através de Raina, Craig experimenta a euforia, uma liberdade impensada para ele naqueles tempos, o amor e a frustração de um término nada ficcional. E, sobretudo, cresce e vê alternativas para o que ele pensou estar escrito para sua vida desde sempre.

É preciso uma imensa dose de valentia e sensibilidade para fazer o que Craig Thompson fez, mas quando essas duas qualidades vêm acompanhadas de talento, nasce uma obra como "Retalhos". Para devorar.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails