quinta-feira, 30 de junho de 2011

O PULO DO GATO DO GOOGLE+

E aí que já tem uma galera te convidando pro Google+, você ainda não entrou nessa e quer saber do que se trata. No que eu digo, pra ser bem sucinto: o novo lançamento do Google tem como principal objetivo substituir o Facebook no seu coração ao ordenar sua vida social digital.

Digo isso porque as grandes vedetes do Plus são os Círculos, ou Circles: espécies de bolhas virtuais em que você insere pessoas de acordo com o que elas representam na sua vida. Há os amigos, os amigos de amigos, os ex-colegas de faculdade, os nerds, os que torcem por seu time... E claro que uma pessoa pode estar em uma, várias ou em todos os seus círculos.

E é com estes círculos sociais, e não diretamente com as pessoas, que você vai compartilhar seu conteúdo do Google+, ferramenta que oferece interface dinâmica beeem parecida com a do Facebook. Em outras palavras, acabou o tempo em que você ficava receoso em jogar no seu mural do Face as fotos dos tempos de faculdade só porque não quer que a galera do trabalho veja o que você fazia naqueles tempos. Como eu disse, é só compartilhar esse conteúdo com os círculos desejados e pronto. Bacana, certo?

Certo. E aí vem outra pergunta: será que o Google Plus conseguirá seu objetivo de desbancar o Facebook? Apesar de todos os atrativos da novidade, acho que Mark Zuckerberg já deva estar instigando seus funcionários a dar uma resposta rapidíssima e nos mesmos moldes, só que dentro de uma rede social com a qual muita gente já está acostumada: a sua. Aí fica fácil convencer os mais discretos a seguirem firmes por ali. Mas isso, claro, é apenas um palpite. Enquanto isso, o Google Plus vai tentando nos mostrar que dá pra se ter uma rede social em que amigos são mesmo amigos, colegas são apenas colegas e assim vai. Eu curti - com trocadilho.

Um comentário:

BYΓΞ disse...

Ao mesmo tempo q admiro o avanço, modernização(upgrade) e concorrencia nas redes, me preocupa muuuuito o lance de CONTROLE, ainda mais qdo se fala em GOOGLE. NAo to falando sobre conspiração paranoica, mas sobre como realmente o GOOGLE esta tendo acesso e controle de TUDO. e se ele desbancar o Facebook, ou pelo menos atingir a metade do numero dos usuarios, ja é um passo muito grande dado...

Related Posts with Thumbnails