segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PORQUE EU SOU CONTRA O CAMPEONATO BRASILEIRO EM PONTOS CORRIDOS

As poucas centenas de meus leitores/dia sabem que eu raramente falo de futebol por aqui - e os que sabem que sou Flamengo podem até dizer que o estou fazendo agora por ocasião da liderança rubro-negra a uma rodada do fim do Campeonato Brasileiro; mas eu rebato essa possibilidade no momento em que digo que vou falar CONTRA o Brasileirão. Ou melhor: contra o Brasileirão sendo disputado nessa fórmula chibunga, babaquara, corta-tesão que é a modalidade de campeão por pontos corridos.




O Campeonato Brasileiro dos meus sonhos é aquele em que os oito melhores se enfrentam no sistema de playoffs até que se tire o grande vencedor. A defesa mais óbvia que tenho para isso é forte por si só: somos acostumados a grandes jogos finais, e esta fórmula não só revela os grandes times "copeiros" como também privilegia o próprio campeonato, tornando-o interessante pra boa parte da tabela; mas há também um outro argumento que não dá pra jogar fora, que é justamente essa história dos "times desinteressados".

Vejamos: eu não tenho dúvidas de que o Flamengo é O time deste campeonato, com Petkovic se reciclando, Adriano se reerguendo, Andrade se mostrando um bom técnico, Bruno sendo um goleiro daqueles poucos que se pode dizer que tem vantagem em uma situação de pênalti etc.; mas quis o destino que o sorteio da tabela pusesse em seu caminho nesta reta final do torneio dois times não só completamente desinteressados em relação a eles próprios como também, para os conspiratórios, o pouco de relevância que a competição desperte para eles esteja na chance de eles atrapalharem seus rivais ajudando o Fla.

Sendo tremendamente mais objetivo, o Fla enfrentou o Corinthians, rival do São Paulo, e agora vai pegar o Grêmio, inimigo do Inter. Timão e Tricolor não têm mais nada a fazer no Brasileirão... a não ser atrapalhar seus respectivos rivais citados anteriormente, ambos com chance de título.

Assim, lá estão os torcedores são-paulinos chorando um suposto corpo mole dos corintianos, enquanto os colorados temem por uma pasmaceira tricolor no próximo domingo no Maracanã. E o que o Flamengo tem com tudo isso? Ou melhor: o que o bom futebol que o Flamengo vem apresentando tem a ver com essas picuinhas?

Tentando me distanciar da paixão clubística, esse campeonatinho de pontos corridos erra de tudo quanto é jeito: quando não é um clube abrindo uma vantagem colossal em relação aos demais concorrentes e vencendo a taça por antecipação, a disputa mais acirrada é colocada em questão em torno de vingancinhas e rixas paralelas. Não dá pra ser feliz.

Depois da minha torcida pelo Hexa do Mengão, há uma outra, também forte: a de que, em 2010, tenhamos um Campeonato Brasileiro como nos velhos tempos, com um time se sagrando campeão após deixar pelo caminho um bando de vítimas no mata-mata. E que não me venham com o modelo atual é mais justo com os clubes mais bem estruturados, pois se o time tem uma excelente estrutura, aí mesmo é que não tem que ter cagaço de playoff, muito menos de final.

20 comentários:

Thomas Cavendish disse...

Concordo completamente!

se pontos corridos fossem bons, a Copa do Mundo não seria em mata-mata. Por isso que ela é emocionante.

Matheus Dias disse...

Como sou são paulino, prefiro mil vezes pontos corridos. VOLTA MURICY!

Dani Souto disse...

Concordo em grau, número e genero!!!

Davi Garcia disse...

Disse tudo e mais um pouco, CA. Também não gosto dessa fórmula de pontos corridos, que numa análise fria só funciona naqueles campeonatos europeus sem graça em sua imensa maioria. Aqui no Brasil, essa lógica de que esse formato privilegia os mais organizados e mais estruturados é outra grande besteira. Fosse verdade, o Fla não estaria onde está agora, já que é pública e notória a desordem que infelizmente domina a Gávea e que como bons rubro negros que somos, queremos ver como parte do passado a partir do dia 7 de dezembro.

Que volte o bom e velho mata mata, enchendo estádios e empolgando com jogos efetivamente decisivos. Antes disso, porém, que o Mengão confirme o HEXA no próximo domingo.

Abração!

Unknown disse...

"Se pontos corridos fossem bons, a Copa do Mundo não seria em mata-mata."

É, e também por serem 32 times que tem que se enfrentar em 1 mês pra não quebrar toda a estrutura mundial do futebol, né?

Eu, apesar de adorar um mata-mata (nada me deixou mais feliz do que a campanha do Santos em 2002), prefiro um Campeonato Brasileiro por pontos corridos.

Acho que, pra combater esse marasmo de final de ano, esse final de ano sem emoção (se é que ter 4/5 times disputando título nas últimas rodadas não é emocionante), acho que o que tem que mudar é a Copa do Brasil.

Deixar a Copa do Brasil sem os grandes do ano é um absurdo! A Copa tinha que contar com todos os times, e se intercalar com o Brasileirão nessa reta final. Ou quem sabe rolar duas Copas? Uma com todos os times, outra com esse modelo que temos hoje...

Não sei, mas acho que pra voltar esse gostinho de eliminar uma galera e ser campeão o futebol brasileiro não precisa dar um passo atrás (voltar ao sistema de play-offs representaria isso, na minha opinião).

Nanamelon disse...

Eu até esperava que o sistema de pontos corridos fosse ser bem pior do que tem sido. Este ano, especificamente, tem sido bem emocionante. E olha que o meu time tá numa pasmaceira de dar dó - sou santista.

Mas concordo que o esquema anterior, com o chamado octogonal, seja BEM melhor. Considero-me privilegiada pelo meu time ter sido o último a ser campeão brasileiro ainda naquele tipo de campeonato. E veja só, em 2002, o Santos se classificou em 8º lugar, na última rodada, e deu só espetáculo na fase final.

Dois anos depois fomos campeões de novo, no sistema de pontos corridos. E por mais que o campeonato tenha sido decidido na última rodada, definitivamente a emoção não foi a mesma.

Bruno disse...

Bom, o São Paulo só está chorando porque não fez a parte dele. Ou você esqueceu que ele dependia só dele mesmo, não importando o jogo do Corinthians? E agora o Inter depender do Gremio é coisa do destino, poderia ocorrer a mesma situação para um time se classificar em 8a depender da vitoria do outro, por exemplo, nesse seu campeonato com mata-mata. Não acho que isso que você falou é um argumento válido contra pontos-corridos. E num mata-mata, um time bem estruturado pode perder 1 ano de trabalho por um lance onde o juiz marcou um penalti inexistente, por exemplo.

Lucas Rodrigues disse...

Concordo que uma liga com "playoffs" numa reta final, seria bem mais empolgante para qualquer torcedor. Podemos ver isso na copa do brasil. Apenas queria deixar claro, sem rivalidade, nem nada parecido com isso, que não aceito que os torcedores do Flamengo se digam Penta (No momento atual) ou Hexa (Conquistando o título deste ano).
Por ser torcedor do Sport, não concordo que roubem o título que meu clube conquistou.(http://200.159.15.35/seriea/campeoes.aspx - Site da CBF).
Com respeito, vim aqui me expressar. É isso, valeu CA!

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Pode continuar não aceitando, Bruno. Tá no seu direito, assim como está no meu e de outros 35 milhões de brasileiros e de todos os órgãos de imprensa nacionais e internacionais considerarmos o Flamengo Penta DE FATO E DE DIREITO. Abraço!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bulgs disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bulgs disse...

Flamengo desiste do jogo contra Sport em 87 por medo e depois é campeão??? sonha, aquele titulo é do Sport

Bulgs disse...

otro dia msm falaram na tv q flamengo está buscando o Penta esse ano, não sei de onde tirou q a imprensa reconhece q flamengo eh penta atualmente... Teria vergonha de ser flamenguista se visse o diretor do clube mendigando ajuda do Corintians a semana inteira, em varias entrevistas... ridiculo...

Lucas Rodrigues disse...

Você tá certo CA, quando fala de diversos órgãos de imprensa nacionais e internacionais reconhecerem o Flamengo penta. Mas, e o que é reconhecido pelo orgão supremo do futebol no Brasil? A CBF afirma no seu site que o título de 87 é do Sport! Como ignorar isso?
É esse o fato que não concordo.
Abraço.

Murilo Herik disse...

Unico argumento de clubistas e bairristas: "CBF reconhece".
Deprimente, terminar a final da segunda divisão nos penaltis 11x11 e fazer acordo pra ser o campeão, é acho que não da pra usar esse argumento melhor ficar com o "CBF reconhece".

Gabriel Gomes disse...

Estão tentando transformar o futebol em uma ciência exata. O futebol é injusto em sua essência, sendo exatamente este o fator preponderante para seu sucesso de aceitação.

Laila disse...

Faço suas as minhas palavras... campeonato por pontos corridos sucks! Ia até falar disso lá no blog...Já conseguiu seu ingresso de domingo?

Diego Ivan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Ivan disse...

Carlos geralmente concordo com a sua opinião, mas dessa vez não tem jeito, não dá pra fugir do obvio. Acompanha o meu raciocínio...

Prós e contras do Brasileirão com Mata-mata: Certamente um pró é o fato da emoção no final da competição. Contra, vence o campeonato o melhor no mês das finais. Pró, dá chances de título a todos os time que se classificaram. Contra, como pagar as folhas salariais dos time eliminados, durante um mês. Pró, não precisa de planejamento, contrata durante as finais e vence o titulo. Contra meses de disputa são resumidas a poucas vantagens.

Enfim, para mim os contra pesam mais que os prós nesse caso, afinal de contas o Brasil não é feito apenas do futebol do centro sul.

O que precisa se ter em mente é que a competição é de regularidade e que a emoção é distribuída durante o ano. É preciso se apreciar bons jogos, no inicio, no meio e no fim da competição.

Será que a arrancada do Flu não é espetacular? E a seqüencia de vitórias do Fla também não é? Com meio campeonato o Flu não teria reagido e o Fla teria ficado pelo meio do caminho, ou não?

Abraço!!!!

Anônimo disse...

Nas últmas rodadas do mata-mata (classificatórias) os times que não têm mais chance também jogam desinteressados...

Related Posts with Thumbnails