segunda-feira, 9 de agosto de 2010

(QUASE) EXPLICANDO INCEPTION

(Contem SPOILERS pra quem não viu o filme!)


Eu sou um amante de filmes, livros, discos mindfucking. Presa fácil, mas exigente. Não é à toa que comecei para valer nesse mundo de blogs falando de Lost. E agora, poucos meses depois do fim da série, sou atropelado por Inception/A Origem.

O novo filme de Christopher Nolan é tão impactante - na melhor acepção do adjetivo - que dificilmente acaba quando sobem os créditos. Eu e um grupo de amigos o levamos para uma mesa de chope logo após a sessão e, dois dias depois, ainda estou catando coisa na internet sobre ele. E achei essa arte aqui, criada pelo designer Matt Sinopoli:


(Via Strange Fruit)

Ao mesmo tempo em que a arte de Sinopoli põe muita coisa em perspectiva, não esclarece alguns mistérios do filme - e sim, isso é bom.

Eu gostaria de falar mais por agora, mas verei de novo - porque é impossível não ver de novo - para voltar a falar. Não me preocupo, pois, como o filme acabou de estrear no Brasil, o debate está apenas começando. Por enquanto, vou ser sucinto na minha opinião: sim, Cobb voltou. Não?

4 comentários:

Marcio Melo disse...

SPOILERS



Man, se Cobb voltou eu acho que entendi bastante o filme e consegui me situar direitinho.

Agora, se Cobb não retornou, se aquele "reencontro" com seus filhos for alguma dimensão de sonho (a primeira possivelmente, o que faria todo esse gráfico do post cair 1 degrau cada) aí complica um pouco a minha mente.

Aquela cena final com o peão cambaleando foi de doer. Ele titubeou bastante para cair mas não mostrou ele parando, e isso foi um golpe de mestre de Nolan, para deixar até os que estavam mais atentos viajando após o término do filme.

Não se se consegui me expressar claramente, mas em fim, eu ESPERO que Cobb tenha voltado, ai eu poderei dizer que compreendi bastante toda a história, se não meu caro, eu devo estar em alguma dessas dimensões de sonhos. Vou ficar aqui aguardando o teto revirar e ser feliz nesse mundo de ilusão.

Fábio Martins disse...

Eu acho que ele voltou sim.

que puta filme magistral. Nolan é um puta diretor.

Kaká disse...

Foi do cassete. A cena final do peão cai/não cai foi demais. Na hora eu achei que ele voltou, mas aí depois pensando achei que não. Sei lá. Rende uma boa rodada de chopp.
Acho que vou ver outra vez.

bjs!

Anônimo disse...

CA, só agora assisti "Inception" e, como ex-leitora assídua do Lost in Lost, corri aqui para ver o que vc tinha escrito sobre o filme. Mas só encontrei este post... Não tem mais?? Bem que vc podia fazer um texto "daqueles" tipo análise de episódio de Lost, mas desta vez sobre o filme, que é sim absurdamente mindfucking. A propósito, acho que Cobb não voltou no final. O peão não parou de girar como deveria ter parado, como foi explicado em duas cenas: 1. na hora em que eles explicam para a garota para que servem os "amuletos pessoais" e cobb no banheiro vê o peão parar de girar e respira aliviado, por saber que não está em um sonho. 2. na hora em que cobb conta para ela que o peão era o amuleto da esposa, que não parava de girar nunca no sonho dela. So, eu acho que o final é o sonho da mulher do Cobb. E vc?
Aleka

Related Posts with Thumbnails