segunda-feira, 13 de setembro de 2010

EXIT THROUGH THE GIFT SHOP: O INCRÍVEL(?) GOLPISTA DA STREET ART



A semana mal começou e eu já tenho uma tarefa - ok, uma sugestão - para vocês: assistirem a Exit Through the Gift Shop, documentário dirigido por Banksy, artista de rua inglês que é um mais prestigiados do mundo. Não, ele não é o sujeito com pinta de fanfarrão deitado na foto - até porque ele não se revela pra câmera nenhuma nessa vida. Esse aí de cima é o Thierry Ghetta, personagem central do filme.

Francês radicado em Los Angeles, Ghetta é o feliz proprietário de uma revenda de roupas cool que nas horas vagas e não vagas anda com as mãos grudadas numa filmadora, registrando todo e qualquer momento de sua vida. No entanto, ao longo dos anos ele acabou encontrando um tema favorito: arte urbana - e aí estou falando dos artistas, suas obras (grafites, colagens, adesivos) e momentos em que "penduram" seus trabalhos nos muros, hidrantes, bueiros etc..

Como diz a música brega, tudo começou como uma brincadeira, e foi crescendo, crescendo e absorvendo Thierry Ghetta de um jeito que...que você precisa ver o documentário pra saber aonde ele foi parar com essa mania. E, claro, como as principais estrelas de seus quilos e quilos de fitas miniDV - entre eles Shepard Fairey (o cara que fez aqueeele famoso pôster de Barack Obama) e o próprio Banksy - reagiram a esse destino.

(Acho que já entenderam que não devem procurar por esse nome na Wikipedia antes de verem o filme , certo? Certo.)

Falo sério quando vocês não devem esperar esse doc chegar aos festivais de cinema das grandes cidades brasileiras - sim, porque fatalmente virá - pra assisti-lo. Qualquer coisa, o trailer ajuda a convencer.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails