quarta-feira, 18 de março de 2009

FREDDY KRUEGER, JASON OU MICHAEL MYERS: QUAL O MELHOR PSICOPATA SOBRENATURAL DO CINEMA?



Reservei a madrugada da terça desta semana para ver o "Sexta-Feira 13" de 2009. Azar o meu: o filme, em torno do qual tinha muitas expectativas - o máximo possível em se tratando de um longa da série -, nem é essa Coca-Cola toda. Uma vez que decidiram por ressuscitar pela enésima vez o monstro da máscara de hóquei, que fosse em altíssimo nível. Mas não foi esse o caso...

E se o novo "Sexta-Feira 13" não me agradou, pelo menos serviu para que uma questão emergisse das profundezas de Crystal Lake. Ou do porão mais soturno da Elm Street. Ou ainda, do quarto mais bizarro do Smith's Grove Sanitarium. Pistas para a pergunta que faço no título do post e repito aqui: entre Jason, Freddy Krueger e Michael Myers, qual é o melhor psicopata sobrenatural do cinema?

Arrumei alguns quesitos para responder essa questão. A ideia é destrinchar - opa! - alguns aspectos que compõem os três personagens para termos (ou não) um vencedor. Preparados?


ORIGEM

Dos três, Michael Myers fica fácil com o terceiro lugar nesse quesito - é "apenas" um garoto de seis anos que mata a irmã mais velha e, de lá pra cá, segue exercendo o hábito no Dia das Bruxas. Em compensação, a disputa é um pouquinho mais acirrada entre Jason e Freddy... mas só um pouquinho.

Jason virou Jason após sua mãe ter pensado que o filho, um garoto com problemas mentais e de cabeça disforme, se afogou no acampamento Crystal Lake por negligência dos monitores. Daí, ela saiu matando geral para se vingar. Mal sabia ela que Jason estava vivo... e que a veria ser morta. Dali pra ele pegar o facão e colecionar mortos não foi nada.

Pode ficar melhor? Não sei, mas a de Freddy supera. Ele nasceu do ato bárbaro de 100 presidiários, que estupraram sua mãe, uma freira chamada Amanda Krueger. Espancado pelo pai, humilhado pelos colegas de colégio, ele cresceu e executou várias crianças da vizinhança da Elm Street. Os pais das vítimas acabaram fazendo justiça pelas próprias mãos, juntando Freddy e queimando o homicida... Por isso, é ponto para ele! Placar: Freddy 1 x Jason 0 x Myers 0.


INDUMENTÁRIA E ACESSÓRIOS

O suéter quase-rubro-negro, o chapéu malandrão e, principalmente, a clássica luva cheia de lâminas são bacanas, e Freddy vai bem nesse aspecto. Jason também não decepciona, graças à máscara de hóquei e ao seu facão também. E Michael Myers tem a máscara mais aterrorizante de todas, graças a um detalhe: seus olhos vazios, expressando toda a ausência de sentimentos do desgraçado. Decisão difícil... mas meu voto vai para Jason. Placar: Freddy 1 x Jason 1 x Myers 0.


PERSONALIDADE





Essa é barbada: Freddy! Enquanto Michael Myers é medonhamente inexpressivo - o que acrescenta e muito ao personagem - e Jason se limita a mover sua cabeça quando quer ir além do simples banho de sangue, Freddy é cheio de sarcasmo e demonstra sempre que está despudoradamente se divertindo ao fazer suas vítimas sofrer. E humor negro e personagem de filme de terror foram feitos um para o outro. Placar: Freddy 2 x Jason 1 x Myers 0.


VÍTIMAS FAMOSAS




Michael Myers impõe respeito ao mostrar que, em sua trajetória, perseguiu invariavelmente Jamie Lee Curtis - ou melhor, Laurie Strode. Mas Myers pode se gabar também de ter aterrorizado Tyra Banks ("Halloween: Ressurrection")!

Em Crystal Lake, Jason é o terror do currículo de algumas celebridades do segundo escalão do showbiz, mas das quais pelo menos já se ouviu falar - a mais representativa delas é Corey Feldman ("Goonies", "Lost Boys"). Hummm.

E Freddy? Bom, o crápula de "A Hora do Pesadelo" já aterrorizou celebridades hollywoodianas como a Allison de "Medium", Patricia Arquette - no terceiro filme de sua série - e matou Johnny Depp em seu sonho no primeiro de seus filmes, muito antes de ele também ter suas mãos de tesoura... Placar: Freddy 3 x Jason 1 x Myers 0.


ÍNDICE DE MALDADE
Antes de virarem os monstros que são, Jason e Freddy foram duas crianças atormentadas, vítimas de abusos e dos que o cercavam. Então, é perfeitamente compreensível o fato de ambos terem se voltado para o mal. Mas Michael Myers vai além disso.

O psicopata de Halloween matou sua irmã mais velha quando tinha apenas seis anos, e sem qualquer motivo aparente para isso. Anos mais tarde, seu psiquiatra, Dr. Loomis, o descrevia como alguém "simplesmente mau", tornando-se obcecado por aquele caso único. Ou seja: sem explicações nem justificativas para ser ruim. Ponto para ele. Placar: Freddy 3 x Jason 1 x Myers 1.


INDESTRUTIBILIDADE
Xi, Freddy... Uma vez que o terror de Elm Street só se garante de verdade no mundo dos sonhos, não se pode levar muito a sério sua invulnerabilidade. A insistência em viver é algo que Jason e Michael Myers dominam bem melhor, certo?

Fica difícil dizer quem é mais tinhoso, pois ambos já resistiram a incêndios, tiros, facadas etc... Mas enquanto os produtores da saga "Sexta-Feira 13" confirmam apenas duas mortes de Jason - em "The Final Chapter", o quarto filme, e "The Final Friday", o nono -, Myers só morreu uma única vez. Quer dizer, isso se o incêndio ao fim de "Halloween: Ressurrection" tiver mesmo dado cabo da vida dele... Placar: Freddy 3 x Jason 1 x Myers 2.

RESSURREIÇÕES BIZARRAS

Como Myers é indestrutível e nunca de fato morreu, não podemos falar de ressurreição ao tratar dele. Sendo assim, restam Freddy e Jason. E não tem para o desfigurado homem da mão laminada: Jason já voltou à vida de tudo quanto é forma: com choque debaixo d'água, com um raio e até pelos poderes de uma parapsicóloga (no sétimo)! Por isso... Placar: Freddy 3 x Jason 2 x Myers 2.

***


Só para saber se vocês concordam com o placar favorável a favor de Freddy, a nova enquete do blog é exatamente essa: qual dos três é o melhor psicopata sobrenatural da história do cinema? Cravem seus votos na coluna da direita e deixem seus comentários matadores...

45 comentários:

Petter disse...

Cara dificil escolha. Adoro os 3, e como você mesmo disse no texto o sarcasmo do Freddy é um grande fator a se levar em conta, porém o meu preferido mesmo é o Michael Myers.
Tudo bem, o lance dele ser imortal sem causa aparente pode ser bizarro, mais vale lembrar que Jason já foi até X. E como você mesmo disse Freddy só dá o ar da graça nos seus sonhos. Sem contar que Myers tem a mascára mais style da parada também.

Enfim, é isso Michael Myers é o cara. Ou entidade, sei lá...

Anônimo disse...

óóótemo post carlão! adoro esses filmes de terror trash. depois daquela refilmagem do massacre da serra elétrica (que parece mais um grande comercial dos jeans levis) eu perdi a vontade de ver remakes. sobre os 3, acho q meu favorito é o jason, ele me assombrou de verdade qdo eu era criança. nao teve um filme em que a jamie lee curtis decepava a cabeça do myers com um machado no final? como é q ele se safou dessa? kkkkk

Anônimo disse...

Os 3 são bons, mas Freddy é o melhor! e "Sexta feira 13 (2009)" é uma bosta mesmo...
"Dia dos namorados macabro" idem, a não ser a versão em 3D que é até interessante pelos efeitos e só.

Warllem Machado disse...

Concordo com quase tudo, rapá! Mas inevitável: Michael Myers leva esta fáááácil! xD

Anônimo disse...

Droga, tinha escrito um puta comentário e deu pau nesse IE8 maldito...

Tô contigo, Freddy rules!
Jason chega a ser zuado, não consigo rever os filmes dele hj em dia... qnd eu era criança até tinha medo, Freddy eu nem via, pq me cagava de pavor... até depoisde adulto tomei susto num filme dele... :P

Alan Ongaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alan Ongaro disse...

Ótimo post!!!!

Voto no Krueger! o cara além de ser aterrorizante é malandrão pra caramba!

Abraço.

Nicole Gregorio disse...

Muito Dificil...
Adoro tanto Myers quanto Kueger, mas fico com Myers
Sobre o que o Rodrigo falou: Quando Jamie decepa a cabeça de "Michael" NÃO era ele mesmo ok ? Era outra pessoa com a mascara ! Foi no Halloween 7 (H20), assistindo o Halloween 8 eles contam que ela decepou o cara errado, taa ?!?!
Fico com Michael Myers, ele é o melhor mesmo.
Acho que Myers usava um colete a prova de balas e uma roupa resistende ao fogo OIEWOIEWOIEW Viajei na batata agora :P

Gladstonier disse...

Michael é o indestrutível, e no "Ressurreição" ele não morre, no final quando a médica legal abre o pano que o cobria ele abre o olho.
Ele não morre é frio, sanguinário e pode ser considerado o mal em pessoa...
Ele é o melhor serial Killer da história...
Michael Myers, com certeza...

Anônimo disse...

adoros o 3 mais meu preferido e michael mayers,e mais realismo e a trilha sonora deixa ainda mais assustador.

Anônimo disse...

nao tem jeito fredy sempre o melhor

Anônimo disse...

Ah cara não concordo muito com isso dái não Michael Myers pra mim é o melhor pq ele é humano, e freddy e jason são monstros!.

Anônimo disse...

jason dava medo e freddy é engraçado e nao assutador agora myers é um piscopata aterroizador alem de receber poderes de thorn o deus demoniaco druida e no final do sexto filme passa sua maldição o D. loomis e se safa no finalcom a roupado homem de preto ou seja além de de ser o assassino mais aterroizante do cinema ainda é o mais esperto e vence no final que quiser ver essa versão e so ver no youtube e se convencera que myers é fodastico

Anônimo disse...

jason nunca me fez medo quando criança, até hj nunca senti medo algum, os únicos que tinha medo eram freddy e chucky, enquanto michael myers eu não conhecia então não sabia como era, mas, passei a conhecer melhor a série haloween, e sinceramente, achei foda pra caramba, gostei muito do personagem tambem, e assim michael myers tornou meu personagem preferido, sua máscara é irada, o seu jeito tranquilo acho legal, assim não tem como as pessoas saberem o que ele vai fazer, por ele ter levado vários tiros, facadas, incendiado, atropelado etc... o cara é imortal kk, na minha opinião michael myers é o melhor

Anônimo disse...

michel myers é o melhor imortal sem comparaçao o fredy é mentirada o myers é foda imortal e um ser humano myers humilha

Anônimo disse...

Assista o ultimo filme dele q vc vai saber q nao era ele era um guarda

Anônimo disse...

Sem duvidas melhor de todos os tempos e o jason..so de olhar pra ele assustador,fredy ja e engraçado e meio atrapalhado,myers e otimo assustador ....mais jason ganha facil

Anônimo disse...

Cara, os três são foda! Mas, meu voto vai para Jason, porque ele é mais clássico e mais forte. Apesar de que fique no páreo de MiCHAEL Myers.

Cariri Ordinário disse...

Michael Myers é muinto foda.. alem de ter a mascara mais aterrorizante ele planeja melhor as mortes e sua historia faz mais sentido doque as do outros dois. Alem de tudo sua musica de trlha da medo so de escultar..... Amor esse cara não paro de revê seus filmes.....

Anônimo disse...

Eu fico com o Michael Myers...
A mascara a musica entre outros requisitos!!!!
Adoro os filmes dele, mas não posso esquecer de Jason (Na infancia era meu personagem de filme de terror favorito...

Hector007 disse...

PESSOAL COMO SE TEM DIFICULDADE O MAIS FODA DE TODOS É "JASON VORTEX" OBVIAMENTE O KR É PRATICAMENTO O MAIOR SERIAL KILLER E MATADOR FRIO DE TODOS !!!!!

----------------------
_______/ /
|______|_____________________/

Anônimo disse...

O Jason deve ser o mais famoso dos três...Matou mais pessoas,morreu mais vezes,é o mais forte!O poder de Freddy de matar pessoas nos sonhos é muuito assustador(Apesar de nunca ter tido medo dele)!E ele também é o mais engraçado!...Já Michael tem uma história mais real!É o mais assustador(Na minha opinião)!E (ainda)não é uma aberração,só um homem super forte sem sentimentos!Meu voto vai para o Michael!

Anônimo disse...

Pra mim fica titio Michael Myers em primeiro lugar em segundo tio Jason e em terçeiro o sr. Krueger

Unknown disse...

Michael Myers ganha em qualquer índice de crueldade, pois não se tem em todas as sequencias uma explicação plausível sobre a sua sede de sangue.
Jason, na minha simplória opinião ganha algum reconhecimento pela imponência e a capacidade de deixar as pessoas horrorizadas ( apesar da mascara de roquei ser utilizada pelo personagem somente no terceiro filme) Mais a trajetória dele foi iniciada pela mãe dele Pamela, não pelo personagem JASON.
Fredy Krueger é a personificação do Mal, mais no entanto é o tipo de "vilão" carismático, com a sequencia de filmes você aprende a admirar o personagem, O Fredy acaba sendo o Tio Chato que toda família tem ...

Anônimo disse...

Só mais o jason!não curto os filmes do michael achei muito besta, mais o jason eu acho legal porque ele é forte, grande, ja matou mais gente, ja reviveu de diversas formas,gosto do jeito dele de matar, andar até a forma de pensar, antes eu morria de medo depois que vi o remake porque foi o primeiro que eu vi dps fui vendo os outros, tbm são de dar medo amo todos os filmes dele, já o freddy nao achei nem um pouco assustador, achei engraçado de mais,jason vs freddy é o melhor de todos ai amo terror:)

Pedro disse...

Michael Myers é o melhor sem comparação,não me venha falando de "Krueger" muito menos de "Jason" Algumas coisas para provar que Michael Myers é o melhor Vilão de todos:
1-Tem a melhor Historia sem dúvidas
2-Halloween(2007) foi o melhor remaké entre os novos remakés..
3-Myers é um matador nato o jeito de matar já é foda pra caralho e bem melhor que os outros
4-Morte bem planejada ele nem precisa de ao menos correr para matas as vitimas...

Michael Myers. O melhor !
Veja mais em https://www.facebook.com/s0brenaturais

Anônimo disse...

Gosto dos 3..veio..
Mais michael Myers eo cara ..
A trilha do filme eh foda e da medo .ele eh o mais alto ..eo mais forte..

vinicius gregorzyk disse...

se tivese o tallman eu escolheria mais escolho michael myers acho melhor porque ele é forte

vinicius gregorzyk disse...

michael tambem é foda pra caralho

Anônimo disse...

Pelo numero de pessoas aki no site q disseram q preferem Michael Myers ja vi q Myers ja ganhou essa facil facil, e como todo fa de Hallowen eu nao sou diferente sempre assistir os filmes de Hallowen desde criança aquela musiquinha dele como trilha sonora e muito legal como filmes do dia das bruxas sem contar a mascara de bicho papao de Michael e foda da medo mesmo com aquele cabelo arrepiado sem comparaçao com Fred e Jason eles nao tem chance de competir com Myers, e sua biografia e perfeita adoro Hallowen meu voto fica pro MICHAEL MYERS.

Anônimo disse...

Qualquer um q leva mais de 100 tiros e resusita por causa do legista comer seu corasão merese respeito. Dale Jason

Unknown disse...

o mais fraco deles é freedye kruger, apesar dele ter mais poder que jason e miachael, se ele tiver na realidade, ele é fraco, tanto que no filme jason vs freedye, ele só é mais forte que o jason nos sonhos, na realidade ele perde os poderes deles enquanto jason mata ele, agora prta saber quem é mais forte entre jason e michael, eu acho que jason ganha pelo que eu vi no filme halloween no primeiro remake, ele nao é imortal, jason já é, mas pra saber a verdade era bom se fizesse um filme entre os dois jason vs michael, uma luta de titãs.

Anônimo disse...

Parafraseando o Dr Loomis - Michael Myers é o próprio "mal". Diferente dos outros, Michael Myeres, sem motivo algum, sem alguma influência passada como tiveram Jason e Freed, mata. E isso já basta para que, dentre os três, seja o maior e pior vilão nessa categoria. E, com relação às suas ressureições, recuperações físicas, ele se compara ao próprio Doomsday(DC Comics) que ressurge, cada vez mais forte e resistente a aquilo que o matou. Meu voto vai par ele.

Anônimo disse...

olha pra mim o melhor é o fred o sarcasmo dele é incrivel e o fato dele te matar em seus sonhos tornam suas vitimas muito vuneraveis isso e incrivel alem de ele ter conseguido resurgir a rua elm tamtas vezes sempre com um bom plano

Unknown disse...

O meu favorito sem dúvida nenhuma é o Jason

Unknown disse...

Jason é o melhor de todos,sempre torço pra ele,Michael Mayers me apavora e Jason mr encanta

Unknown disse...

Primeiro Jason,2 Mayers e Fred nao mr assusta

Anônimo disse...

Sobre a ressurreição bizarra.

Lembrei daquela em Jason-X que uma nanomaquina ressuscita ele em uma versão robô.

Unknown disse...

Sem dúvida nenhuma o Jason é o meu favorito o bichinho sofreu mt quando criança

Unknown disse...

JASON morreu pq os filhas das putas ,nao cuidaram dele e ele era apenas uma criancinha inocente amo mt mt mt ele

Unknown disse...

O desgraçado do Michael Mayers é mao por natureza e um maldito desalmado, mata só por diversao de ver o sofrimento das pessoas odeio ele

Unknown disse...

É o Halloween A Ressureição,A jamie Le curtis corta a cabeça de outro cara , é q o Michael Myers cortou a língua e colocou a máscara dele em outro cara ,de fato foi bem esperto.Mas ele não morreu.Eu tbm gosto do Michael Myers e do Jason.

Unknown disse...

Cara tipo an minha opinião é o Michael e Jason por que o freddy só mata quando se lembra deles mais mano tipo o Michael ele consegue ressuscitar a cada filme que bem o Jason mano na minha opinião seria que ser Michael x Jason quem venceria no mano a mano seria o Jason já que ele consegue reviver mesmo depois de facada machadadas etc ... já o Michael não se ele levar isso tudo ele pode morre ou fica desmaiado e dps reviver dnv mais na minha opinião seria o Michael ele é o maior SOCIOPATA do cinema de e ata de bilheteria quem concorda?

Unknown disse...

*O Jason que seria* o Jason e o mais forte e o Jason e que mais mata tô errado na outra então quem venceria seria o jason

Unknown disse...

E vdd o freddy o mais fraco em força física já que se lembrem dele Léa vai ter mais força e poder mais se não se lembrarem dele ele fica mais fraco mais claramente o Jason se lembraria já que ele nunca se esqueça de um alvo mais eu vi o filme Jason vs freddy que o freddy possui o o corpo de um cara aí o Jason desmaio e dormi mais claramente o freddy tinha um troco que nos dava sono mais se ele não tivesse isso claramente o Jason venceria então o duelo de freddy vs Michael quem venceria seria o Michael já que Michael não sabe quem é freddy então quem venceria seria Michael então no duelo final de Jason vs Michael quem venceria seria o próprio Jason já que ele é imortal e que o Michael não é bom ele sempre volta mais claramente por causa do dinheiro que os produtores e diretores que o filme do Michael ganha eles ganham muito mermo mais claramente se tivesse assim num filme de hallowenn hallowenn the END seria o fim de Michael Jason venceria então uém venceria seria o nosso favorito jason

Related Posts with Thumbnails