sábado, 16 de julho de 2011

O ASTRO E SUAS DUAS ABERTURAS ESQUISITONAS...

Nesta semana que está acabando tivemos duas comoções televisivas nas redes sociais: o fim de Vale Tudo pelo Viva e a estreia da nova versão de O Astro, novela cuja edição original foi exibida pela Globo em 1977.

Posso falar bem pouco da "novela das 11h", mas preciso dizer que achei a abertura meio incômoda, assustadora. A música - o bolero Bijuterias, de João Bosco - e sua letra que soa como uma leitura de um mapa astral, ajuda demais nessa impressão.

Aí fui correr atrás da abertura da original; e se é menos creepy do que a nova, também não deixa de ser esquisitaça. Compare também. Primeiro, a antiga...



Um detalhe muito suspeito: repare que, aos 26 segundos, rola a projeção de um dedo cutucando a imagem do olho. Sacou? Em tempos de ditadura, passou batido pela censura...

E agora, a abertura atual:



Muito, muito medo em esbarrar com isso às 23h...

***

Entendeu que eu curti tudo, mas não deixo de achar estranho, certo? Ou talvez seja justamente por isso.

***

Brincadeiras à parte, seria bem legal se a Globo fosse repleta dessas estranhices...

4 comentários:

Isabel disse...

Carlão, vc tem medo de astrologia e misticismos ou é impressão minha? Não achei a abertura nova estranha ou assustadora, já a antiga... Creepy!
Mas achei que alguém comentaria a "homenagem" a Game of Thrones na abertura e nada.

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Tenho não... Mas é meio esquisitona mesmo - ou ao menos para os padrões da Globo. E sim, isso é beeem bom. ;)

Paulo Fabian disse...

Do alto dos meus nove anos de idade eu sentia medo da abertura original. Era realmente incômoda para a época.

E agora, mesmo revigorada com algumas firulas gráficas modernas, o estranhamento acontece até por conservar o elemento principal: a sobreposição de alguma imagem na pele humana.

Parece apenas a ilustração de uma agressão física mas fala de almas atormentadas. Tentativas de traduções à parte, a abertura era e ainda é genial.

Greg Reis disse...

De boa, não entendi o que tu viu de tãããão estranho assim... Achei uma abertura normal, como outras 1000 que já vi na Globo...

Related Posts with Thumbnails