segunda-feira, 11 de maio de 2009

"FANBOYS": UM TRIBUTO AOS FÃS DE STAR WARS



O ano é 1978, e o filme não é o da foto e do título acima. "I Wanna Hold Your Hand" - lançado por aqui com o nome de "Febre de Juventude" - conta as aventuras de três amigas que fazem de tudo para ver a primeira apresentação dos Beatles no "The Ed Sullivan Show", famoso programa de TV americano da época. Agora, mudem as fãs por nerds, troquem os Beatles por Star Wars, e o que temos? "Fanboys", filme de Kyle Newman sobre um quinteto de amigos que, por conta do câncer fatal de um deles, decidem invadir o Skywalker Ranch, o QG de George Lucas, para tentar assistir ao ainda inédito Episódio 1.

O fato de a ideia central de "Fanboys" não ser exatamente original não estraga em nada a sua graça... ao menos para pessoas como eu, fãs da saga de Star Wars. Os componentes do grupo dos tais fanboys, Hutch, Windows, Eric e Linus, são arquétipos perfeitos de fãs da história de George Lucas, cada um fanático ao seu modo: enquanto Hutch e Windows são nerds clássicos, Linus é um pouco mais cool do que a dupla, e Eric é aquele que tenta provar (em vão) para si mesmo e pros demais que cresceu. E eu não errei ao escrever acima sobre o "quinteto": o outro elemento do grupo é Zoe, vivida por Kristen "Veronica Mars" Bell - ela mesma, uma das maiores musas nerd da atualidade.

Em sua agitada viagem de Ohio a San Francisco, local do Skywalker Ranch, os cinco vivem uma odisseia digna dos filmes de Sessão da Tarde: dentre outras desventuras, eles fogem de hospitais, caem no conto de prostitutas em Las Vegas, são presos e até caem na porrada com um grupo de Trekkies, os fãs de Star Trek, numa das melhores sequências do filme. Ao longo de seu trajeto, eles também são ajudados por alguns personagens interpretados por artistas bem importantes pra quem ama os protegidos pela Força: um delegado (Billy Dee Williams, o Lando Calrissian de Star Wars), uma médica (Carrie Fisher, a Princesa Leia) e William Shatner, o Capitão Kirk do clássico Star Trek, que faz o papel de... William Shatner.

Nem vou contar o desfecho da missão deles, mas ainda que não seja o fim mais imprevisível da história do cinema, ainda assim "Fanboys" diverte bem; porém, vale o aviso: o lazer do espectador é bem proporcional ao nível de conhecimento que se tem das cenas, diálogos e situações de Star Wars - o que faz o maior sentido, já que é estranho pensar em alguém inteiramente alheio aos filmes de George Lucas se interessando por ver "Fanboys"... Bem, se esse não é o seu caso, vá ver "Fanboys", perca-se ao procurar as 1138 referências sobre Darth Vader, Yoda e companhia feitas ao longo da história e prepare-se para se pegar rindo de si mesmo em diversos momentos. Afinal, "Fanboys" é feito para gente que, ao tentar explicá-lo logo após assisti-lo, diga simplesmente: "É um filme sobre nós... e ainda tem a Kristen Bell como fã fantasiada de Leia escrava de Jabba".

* * *

Ainda nesta segunda, falarei aqui no blog sobre o (ótimo) Star Trek de JJ Abrams. Enquanto isso, respondam à enquete da coluna da direita... e não esqueçam de voltar mais tarde!

3 comentários:

José Antônio de Oliveira disse...

Esse filme tem a minha cara CA, e também tudo pra ser ótimo. Que pena que não saiu a legenda em Português ainda, pois já está na minha fila de downloads a versão em DVDRip (fanboys.limited.dvdrip.xvid-saphire).

Abraço.

José Antônio de Oliveira (Zezinho) disse...

Opa, achei a legenda!
O Google sabe tudo mesmo.

Fanboys, aqui a legenda em PT:

http://www.opensubtitles.org/pb/subtitles/3504556/fanboys-pb

Baixar ZIP:
http://www.opensubtitles.org/pb/download/sub/3504556

Unknown disse...

Esperava mais...

Related Posts with Thumbnails