quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009: SUCESSOS, FIASCOS E DESCOBERTAS

Faltam poucas horas para 2009 ser coisa do passado. Então, não podia encerrar o ano sem falar do que rolou nos meus 12 últimos meses. Rapidinho, porque hoje ninguém quer perder tempo para celebrar. Go!


GAMES

Ontem chegou às minhas mãos o "New Super Mario Bros Wii". Excelente: visual old school, novos e divertidos poderes e a chance de jogar com 4 pessoas ao mesmo tempo. Ponto para a Nintendo, que também acertou a mão no "Wii Sports Resort", que trouxe a reboque o motion sensor, tornando o controle mais sensível aos movimentos - o que seria muito legal se não tivéssemos contato com o Project Natal, aguardado, viralizado e hypado futuro melhor acessório para games do mundo, segundo a Microsoft e o vídeo que bombou no YouTube, mostrando que o aparelhinho vai ler os movimentos corporais dos gamers sem necessidade de controle. Estamos no aguardo!

2009 também foi o ano de lançamento de "Rock Band: The Beatles", com o repertório completo dos FabFour ao alcance das guitarras, baixos, microfones e baterias de plástico. Joguei e, de fato, é excelente. Paul, George, John e Ringo merecem!

Em 2010, espero sinceramente que eu con$iga ter tempo e di$po$ição para trazer um PS3 para a casa - e fazer mais e melhores comentários na retrospectiva do ano...

SÉRIES

Aqui em casa, mais uma vez, "Lost" quebrou tudo, deixando todo mundo sem unhas para a temporada final. "The Big Bang Theory" foi brilhante como sempre, "Fringe" cresceu, amadureceu e ficou espetacular, Jim e Pam casaram em "The Office", "Dexter" nos deu uma quarta temporada arrebatadora, "Chuck" se salvou com justiça da degola... e "True Blood" foi muito bem pra derrapar no final. Vai melhorar!

Das novas, "V" chegou direitinho, "Flash Forward" decepcionou, "Dollhouse" partiu desta para uma pior... e passei batido por "Vampire Diaries". Nem fez falta, sinceramente. E espero só umas horas a mais no ano que vem pra ver tudo o que eu queria ter visto...


FILMES

Mais uma vez Tarantino quebrou a banca: "Inglorious Basterds" merece o rótulo de obra-prima, a ponto de me deixar na dúvida se é melhor ou não do que "Pulp Fiction"... JJ Abrams, por sua vez, deixou todo mundo surpreso com "Star Trek", mexendo na história sem ofender (muito) os Trekkies - e com Leonard Nimoy e tudo!

Me diverti muito também com "Zombieland", filme sobre zumbis que reúne gente do quilate de Woody Harrelson e Bill Murray - este, numa atuação, err, soberba. Assistam!

(E não, ainda não vi "Avatar". Resolução para a primeira semana do novo ano!)


MÚSICA

Muitas, muitas coisas boas foram tocadas e ouvidas em 2009: a novidade Passion Pit, The Pains of Being Pure at Heart, Holy Ghost!... Foi neste ano que a bizarra Lady Gaga achou seu pedaço na música pop, e a gracinha Katy Perry lançou seu Unplugged. Vale o show.

Em 2009 também perdi muitos, muitos shows bons. Queria ter visto Faith No More, Jane`s Addiction, Super Furry Animals... Ano que vem isso não se repetirá. Bom, pelo menos vi os velhinhos do B-52`s quebrarem tudo e o insuperável show do Radiohead no Rio, que obviamente figura no meu Top 5.

Porém, foi da música um dos momentos mais marcantes (e infelizes) de 2009: a morte de Michael Jackson. Se está certo quem diz que sempre há um lado bom em alguma coisa, a morte de Jacko fez lembrar (e ensinar) muita gente do genio musical que ele era.

LIVROS e QUADRINHOS

2009 foi o ano em que me reaproximei de vez do quadrinhos. Teve Bryan Lee O`Malley e seu Scott Pilgrim , Robert Crumb revendo A Gênese bíblica e com a biografia de Franz Kafka, Charles Burns e "Black Hole", Craig Thompson e "Retalhos"... Sweet!

Nos livros, entre um e outro título dedicado ao marketing, tive bons escritos rolando na cabeceira: Chuck Palahniuk, Henry Jenkins, Charlotte Harris... E ano que vem tem mais, muito mais.


MENÇÃO MUITO, MUITO HONROSA

Flamengo HEXACAMPEÃO BRASILEIRO! Dá-lhe, MENGO!

***

Quem tiver algo ainda a declarar sobre 2009, que o faça agora! E um 2010 não menos que excelente para todos. Obrigado por acompanharem o blog e sigam por aqui no ano que vem, porque garanto: muita coisa vai melhorar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Só acho o "Inglorious Basterds" superestimado.

Related Posts with Thumbnails