domingo, 11 de abril de 2010

AMEM O FOURSQUARE - E UM APELO AOS FOURSQUARE JUNKIES

Às vezes me pego descobrindo que coisas de que gosto bastante nunca foram mencionadas aqui no blog - um erro enorme cometido com coisas como o Foursquare, por exemplo.

O Foursquare é um misto de rede social, aplicativo de geotagging e jogo, e que não à toa vem sendo chamado por especialistas em tendências do mundo digital como o "novo Twitter". A brincadeira acontece principalmente por celular, em que, seja pelo uso do aplicativo especial (disponível pra iPhone, Android e Blackberry) ou pelo site mobile do Foursquare, você simplesmente faz uma marcação (check-in) do lugar aonde está, reconhecido por GPS e/ou triangulação de sinal de antenas. Pode ser no trabalho, no seu prédio, numa festa ou no açougue: se o lugar for de fato um lugar - nada de engarrafamentos, safados -, tá valendo.


Exemplos de badges do Foursquare


Uma vez feito o check - no qual você pode até dar dicas sobre o lugar em que se está -, você ganha pontos por ele. Ao longo da brincadeira, vai faturando o o que considero os atrativos principais do Foursquare: os badges. Badges são espécies de medalhinhas especiais, que você conquista por seu desempenho/comportamento. Por exemplo, se você marcar 10 sessões de cinema, você ganha o "Zoetrope"; se fazer um check a bordo de um barco, leva o "I'm On a Boat" e por aí vai. Legal, huh?

O Foursquare ainda está engatinhando, sobretudo entre nós, brasileiros; e é aí que entra a segunda parte do título do post. É o seguinte: alguns destes badges só são conquistados se houver check-ins em locais tagueados; e o negócio é que não sei de ninguém que costuma taguear os locais em que marca - até porque isso só é possível se fazer no computador, fazendo login no site do Foursquare e indo à página de um local, acessível através do seu histórico de check-ins ou pela busca pura e simples. Um detalhe importante: esse tagueamento tem que ser feito em inglês para que o Foursquare, que ainda não está traduzido, possa reconhecer e premiar as pessoas do jeito devido. Por exemplo, ao atribuir a um bar que tem karaokê uma tag, o certo é usar "karaoke", sem o acento circunflexo.

(Eu sei que o exemplo que usei foi de uma palavra em japonês, mas tagueá-la com a grafia sem acentos fará toda a diferença.)

Por isso, para tirar o atraso em relação ao Foursquare aqui no blog com pagamento de juros, lanço uma campanha aos novos jogadores e aos já "veteranos" para que comecem a taguear suas andanças quando possível. Só assim poderemos ter badges como "Don't Stop Believing", dado a quem marca três karaokês diferentes. E olha que eu nunca vou ganhar esse badge, mas...

Façamos um trato: quando vocês, Foursquare junkies, estiverem de bobeira no computador, deem um pulo em seus perfis e ponham tags nos lugares que vocês visitaram. Além de fazerem o Foursquare ficar mais atraente e informativo, ainda vão poder exercitar o inglês. Combinado? Vai ser bom pra todo mundo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails