segunda-feira, 25 de maio de 2009

DIA DO ORGULHO NERD: LISTA COM 10 NERDICES PESSOAIS... E "SUCK MY GEEK" NA TV!

Há exatos 32 anos estreava "Star Wars - A New Hope", primeiro filme da saga, nos cinemas do mundo todo. Bastou isso para que o 25 de maio fosse escolhido como o Nerd Pride Day, o Dia do Orgulho Nerd. Data merecida e apropriada.

Nem que eu quisesse eu conseguiria negar que, de fato, sou nerd. Se tentasse dizer o contrário seria tão ridículo quanto a Rogéria garantir que é macho. Então, para celebrar este dia, resolvi fazer uma brincadeira: listar 10 nerdices inesquecíveis de minha existência. E são tantas...

Aos leitores que também são blogueiros, um convite: fazerem o mesmo em seus respectivos blogs e divulgarem os posts no Twitter, usando a hashtag #listanerdprideday. Bora!

Então, minha lista:


1º) NÃO PRETENDO PERDER MAIS NENHUMA COMIC-CON - Fui pela primeira vez ao evento no ano passado e a trabalho... Mas nerd que é nerd se encanta com a Comic-Con de uma forma tão especial que não querer deixar nunca mais de ir é algo de que não se consegue fugir. Ao todo, são quatro dias em um centro de convenções imenso, com pavilhões diversos, repletos de games, quadrinhos, estandes de canais de séries, produtoras de cinema, presenças de astros, estrelas, diretores, quadrinistas, designers de toy arts...

Em suma: é Meca. E lá vou eu fazer esforços financeiros para ir rezar em San Diego novamente neste ano.


2º) EU GRAVAVA FINAIS DE GAMES QUE EU ZERAVA EM VHS -
Para mim, não bastava simplesmente terminar um jogo de Mega Drive, NES ou Super Nintendo: fazia questão de gravar os feitos no videocassete, não só para tirar onda com os demais amigos nerds como para rever e relembrar os desafios. Ah, e eu ainda tinha a lista de games finalizados em um caderno.





Tinha uns 16 anos na época em que gravava os encerramentos dos games. Hoje em dia, me contento apenas em jogá-los... mas no Winning Eleven, por vezes me sinto tentado a salvar alguns lances espetaculares no memory card.

E lembro perfeitamente qual foi o primeiro jogo que zerei na vida: "Missile Command", que vinha com o Atari 2600. Mas esse eu não gravei em vídeo - afinal, estamos falando de 1985.


3º) "LOST" JÁ DECIDIU O LOCAL DE MINHAS FÉRIAS - No ano de 2007, minha paixão pela série me levou até o Havaí. Como sempre digo, se "Lost" fosse gravada na Birmânia, não teria feito o mesmo; mas se não fosse por Jack, Locke e companhia, muito provavelmente eu não teria ido parar no meio do Pacífico. Dentre os passeios que fiz em Oahu, não pude deixar de conhecer algumas das locações usadas no seriado, participando inclusive de um "Lost tour" de 6 horas, em que um guia nos levava a diversos destes locais de filmagem.


4º)QUANDO CRIANÇA, ACREDITEI EM QUE OS BONECOS DE COMANDOS EM AÇÃO TINHAM VIDA - Em parte influenciado pelo inesquecível filme "Cloak & Dagger/Os Heróis Não Têm Idade" - em que o boneco Jack Flack tinha vida na mente de Davey, protagonista da história -, em parte pela mentirada de um amigo de escola que disse ter visto seus bonecos se mexerem, durante um tempinho de minha infância acreditei em que as miniaturas tinham vida, escondendo este precioso fato de nós, seres humanos.

O auge de minha credulidade infantil foi uma noite na casa de minha tia, em que fiquei mentalizando para que um boneco meu mexesse, revelando a verdade. Pobre nerdinho...


5º) EU JÁ FUI MESTRE DE DUNGEONS & DRAGONS - Durante um período da minha adolescência, minhas sextas-feiras eram regadas a pizzas e refrigerantes, cercado de amigos que participavam de aventuras fantásticas boladas por mim. A jogatina de RPG ia até a manhã de sábado... e ainda hoje a caixa com os diversos dados usados nos jogos ainda se encontra em um obscuro recanto da garagem do apartamento em que morava anteriormente.





6º) EU TRAPACEAVA NA LOCADORA PRA CONSEGUIR GAMES DIFÍCEIS DE SEREM ALUGADOS - Ainda na adolescência, sem grana nem tempo para jogar todos os games que amava, quando ia alugar um na locadora e via outros que me interessava, simplesmente roubava os papeizinhos das prateleiras daqueles que queria alugar em seguida, impedindo outros sócios de pegarem os games. Coisa feia, eu sei. Mas a concorrência dos outros nerds tijucanos era feroz, e eles também não jogavam limpo. Welcome to the (geek) jungle.


7º) EU VIAJAVA PARA JOGAR PAINTBALL - Houve um tempo em que era realmente fissurado em praticar paintball, a ponto de pegar a estrada com amigos só para dar tiros de bolinha de tinta nos outros num campo espetacular em Miguel Pereira, cidade da serra fluminense que fica a 113km do Rio.

Até gostaria de voltar a jogar, nem que fosse de vez em quando - a última vez foi há 15 anos! -, mas acho que não viajaria mais só para isso. Acho.


8º) PARTICIPEI DE UM CAMPEONATO DE WAR - Durante alguns meses de minha vida, a minha rotina e a de alguns amigos na noite de domingo era: 1º) comprar muitos biscoitos, refris e outras guloseimas; 2º) ver "Casa dos Artistas"; 3º) Jogar War por muitas horas ininterruptas, só parando para ver... "Casa dos Artistas". Na segunda-feira.





Esperem que tem mais: não contentes com a maratona desenfreada, ainda fizemos um campeonato, com direito a blog exclusivo da competição, citando os jogos e seus respectivos vencedores, objetivos, acontecimentos e comentários - e não divulgo o endereço do site nem sob tortura militar...

Em tempo: até hoje sei o nome de todos aqueles territórios obscuros, como Tchita, Aral, Omsk e Dudinka.


9º) VÃO-SE AS PLACARES, FICAM AS BATMANS - Antes de me mudar para meu apartamento atual, tive que fazer uma limpa nas minhas centenas de revistas. Perdi muita coisa boa - especialmente edições especiais da "Placar" -, mas minha coleção do Batman continua sã e salva. Ninguém há de me separar de minha edição de "O Cavaleiro das Trevas"!


10º) EU JÁ FUI HAN SOLO, AXEL FOLEY... - Enquanto alguns colegas do colégio queriam ser Zicos, Robertos, Júniores etc., eu estava ocupado demais em ser o mercenário mais cool da galáxia de Star Wars e o policial de "Um Tira da Pesada". E ainda fui Tygra (dos Thundercats), Capitão América, algum dos Goonies, Mutano, Spectreman, Indiana Jones... e até Paul Stanley!

Como me tornei o guitarrista do Kiss? É que eu e uns amigos nos reuníamos no recreio do colégio, pintávamos as caras de canetinha e fingíamos fazer um show pras garotas presentes. O "ê-ê-ê-ê-yeah" de "I Love It Loud" era tudo o que sabíamos cantar, mas nos sentíamos no palco do Maracanã, local em que a banda havia acabado de se apresentar, no distante ano de 1983. Lá estava eu, aos seis anos de idade, no caminho do rock e da nerdice... sem saber que, 26 anos depois, continuaria em ambos.

***


E além de todos os festejos online, os nerds e geeks ainda têm um programaço para a noite desta segunda: às 21h30 o Multishow exibe "Suck My Geek", documentário francês dirigido por Xavier Sayanoff e Tristan Schulmann sobre a cultura nerd.



Produzido em 2007 pelo Canal + francês, o filme conta com as participações e depoimentos de nerds famosos, como os cineastas Sam Raimi e Kevin Smith. Ainda não vi, mas não perco por nada. Porém, até lá espero já ter lido diversas confissões e listas de nerdices internet afora...

19 comentários:

Yuri disse...

HA! HA! HA!

"EU GRAVAVA FINAIS DE GAMES QUE EU ZERAVA EM VHS".

Eu também fazia isso!

Marcio Melo disse...

porra man, e você sabe que muito das coisas dessa sua lista todos nós NERDS fazíamos também!

Nanamelon disse...

Acabei de fazer a minha lista também:

http://migre.me/1tnz

Unknown disse...

Carlão (foi mal!Mas chamo assim por causa do finado podcast do Séries ETC.!^^), tu digitou errado ali em cima uma informação!
Star Wars faz 32 anos hoje!!^^ O Filme estreou em 1977!

Abração, meu velho! Fora isso, o texto tá ótimo!

Claudino Vicente disse...

CA refaça as contas: são 32 anos. Eu sei, é a emoção do dia nerd. Abraços.

Camila Alam disse...

haha, Adorei CA!!

Ligya M. disse...

"EU GRAVAVA FINAIS DE GAMES QUE EU ZERAVA EM VHS"

Afe, CA, isso é exagero demais!! Huauhhuahua

Não mestrei D&D, mas mestrei Vampiro: A Máscara.

Adorei sua lista. Valeu. Bejão!!!

Marco Antônio disse...

Bom, como estou no auge da minha nerdice, a moda é fazer corujão de CS todo sábado, com uma breve parada de 15 minutos às 3 e meia e depois mais headshot!!

E se o assunto for série americana, ai então é que esquenta. Rotina é matar aula quinta feira de manhã pra ficar em casa e assistir Lost(série no qual me arrisco dizer que sou mais viciado que o próprio Carlão(me corrija se estiver errado)). Ha, lembrei também do meu feito de baixar e assistir as 6 temporadas de 24 horas só neste último mês de dezembro!!

E no super nitendo eu tenho anotado numa agenda, todos os passwords de top gear e suas respectivas fases!!

Viva os nerds!!

zeh disse...

gostava tanto do Zelda64, que roubei do meu amigo.

haha

Luma Bastos disse...

Haaa, muito massa! Também já participei de campeonato de War.

Kaká disse...

Muito boa essa lista!"Gravava finais de game que zerava EM VHS" foi a melhor.
Nao vou ter tempo de fazer a minha lista (depois que eu li a sua lista nem me acho nerd hahahaha), mas eu comecaria com: os primeiros bonecos que eu tive foram a Princesa Leia e o Luke Skywalker. E eu fui campea de Space Invaders do torneio do predio.

rach disse...

hahahahahah! Carlão você é nerde TRU!

Pior só o Merino que aprendeu a ler JAPONÊS pra poder escalar direito o time do Winning Eleven...

Leo disse...

Então você tirava o papelzinho dos games, né? É por isso que eu nunca conseguia pegar Mortal Kombat! Golpe sujo...

O pior era quando tinha lista de espera e o cara que alugou não aparecia para devolver o game. Isso era motivo de guerra entre os rivais. :)

Lu. disse...

Rapaz, gravar as finais! hahahahaha Porém, o mais fantástico é o campeonato de War. Como não tive essa idéia na época? (no meu caso, seria Jogo da Vida)

LAÍS disse...

Eu mais 3 amigos estamos quase comprando uma perua para personaliza-la igual as peruas da Iniciativa Dharma !! Os macacões Dharma já foram encomendados!
( não somos fanáticos por LOST não viu ? Só somos 4 nerds querendo se mostrar !E claro, em relação a perua o orçamento está pronto, só falta ganhar na mega-sena...)

Alan Ongaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alan Ongaro disse...

Eu gravava em VHS os "tiros na bunda" que eu dava nos soldados do jogo 007 Goldeney 64...

Era style, os maluquinhos pulavam com a mão no fiofó e se contorciam todos!!! hahaha bons tempos...

Ótima lista C.A.

Abraços.

Marina!! disse...

HAHAHAHA! Adorei, Carlão! O item #2 ("EU GRAVAVA FINAIS DE GAMES QUE EU ZERAVA EM VHS") foi sensacionaaaaaaaaal!!! Como nunca pensei nisso antes?!?!

Gabriel G disse...

Será que sou Nerd ?

Related Posts with Thumbnails