sexta-feira, 1 de maio de 2009
FELIZ 70 ANOS, BATMAN: CINCO EXCELENTES MOMENTOS DO HOMEM MORCEGO
Este 1º de maio de 2009 marca o 70º aniversário de Batman - e curioso que o incansável paladino da justiça tenha nascido no Dia do Trabalho, não? Foi em 1939 que Bob Kane lançou o Homem Morcego na revista Detective Comics. O resto, todos sabemos, é história - e das boas, já que estamos falando de um dos melhores super-herois já criados, senão o melhor.
Para celebrar o morcego setentão, resolvi fazer a lista de cinco lembranças inesquecíveis que tenho de Batman. Lá vamos n´s:
1. O SERIADO DOS ANOS 60... NOS 80
Quando eu era garoto, o seriado passava no SBT. E eu juro que não achava graça, não: levava muito a sério o heroi encarnado por aquele barrigudo Adam West, os vilões e as brigas ilustradas com onomatopéias que pipocavam na tela. Hoje em dia me divirto, acho cult, mas ainda respeito pra cacete. Vejam se o Super-Homem teria esse senso de auto-ironia! Claro que não. Abaixo, uma compilação só dessas deliciosas porradarias:
2. O CAVALEIRO DAS TREVAS
A magistral graphic novel de Frank Miller surgiu em um momento em que eu andava meio separado do Batman. Quando a história caiu em minhas mãos, devorei de uma vez só. Os desenhos eram excelentes, a trama era fenomenal. Curti a Robin ruiva, o Batmóvel tanque e, sobretudo, a briga com Super-Homem. Só não vou guardar para sempre a edição encadernada porque um dia vai ser um belo presente pra dar a um filho.
3. BATMAN: O FILME DE 1989
Eu tinha 13 anos quando o mito do Homem Morcego ressurgiu nas telas. Com seu inesquecível "I'm Batman", Michael Keaton viveu bem o personagem; mas quem roubou a cena foi Jack Nicholson, usando de toda a sua histeria para ser o Coringa. O filme foi o estopim para um revival estrondoso do heroi. Pra onde se olhava, lá estava a famosa logomarca oval e amarela com o morcego no meio. Merecido.
4. O GAME PARA NES
Tirando o estranhíssimo joguinho do Batman para MSX - quem lembra? -, o único videogame dele que joguei para valer foi o do Nintendo 8 bits (NES), o popular Nintendinho, que na minha casa era o velho Phantom System. Hoje pode até parecer tosco, mas perdi/ganhei tardes e tardes de minha adolescência me divertindo com o game. Esse aqui:
E uma (triste) confissão: eu não consegui terminá-lo.
5. "BATMAN - THE DARK KNIGHT" E A CENA DO INTERROGATÓRIO
Alguém realmente deixou de ver o filme do ano passado? Ninguém. E eu confesso que não houve exatamente uma comoção de minha parte - exceção feita a algumas sequências, como aquela em que Batman e Coringa se encaram na sala de interrogatório. Para relembrar com carinho e reverência:
Marcadores:
Batman,
cinema,
quadrinhos,
séries
Posts Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Ótimo post! Batman é ao lado de Wolverine o personagem mais classe das HQs...
PS: Só ficou faltando citar "A Piada Mortal" do Alan Moore... (talvez em um post futuro sobre os 10 melhores momentos)
Abraços!
Alan,
"A Piada Mortal" é mesmo do cacete! O fim, então...
abraços!
Grande post Carlão. Muito bem pensado homenagear o grande herói que que fez\faz parte de nossas vidas.
Postar um comentário