quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O bizarro catálogo de produtos Apple em 86





















Muito curioso o post da 01 Magazine sobre um catálogo de produtos da Apple nada, nada  tecnológicos. Lançado em 1986, ele traz diversos itens - de roupas a guarda-chuvas, passando por casacos e clipes de papel.

Tudo de bom gosto, bem ao padrão Apple que hoje conhecemos? Na verdade, quase nada. Ok, talvez  alguns itens que hoje parecem tenebrosos na época caíssem bem, já que, hipsters extremistas à parte, os anos 80 não são exatamente referência estética; mas foram outras duas coisas que me chamaram a atenção. Na verdade, dois desejos: o de fazer a marca ser desejável e maior do que seus produtos; e o de torná-la portátil, carregável por todos não importa aonde ou como.


Isso aconteceu há 25 anos - três antes do lançamento do MacIntosh Portable, o primeiro gadget portátil da companhia. E hoje, se é divertido dar uma olhada no catálogo, difícil sacaneá-lo ao pensar em suas reais intenções. Lá atrás, Steve Jobs e seus comparsas podem não ter feito a coisa certa - e não fizeram -, mas sabiam o que queriam. Demoraram um pouco, porém, assim que conseguiram atribuir design e portabilidade na medida - isto é, fazer produtos atraentes, razoavelmente acessíveis e associados ao que de melhor sempre souberam fazer -, chegaram lá.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails