segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os dois piores tipos de maus perdedores e a arte de sacanear e ser sacaneado no futebol

Acabou ontem o Brasileirão 2011. Mais um domingo decisivo em que os torcedores entupiram ruas, estádios, bares e redes sociais com comemorações e gozações. E a rodada final de todo campeonato é o período em que não só a paciência dos que não gostam de futebol - coitados - é testada ao extremo nos ambientes digitais como também aquela em que se evidenciam os insuportáveis maus perdedores. Dentre estes, os piores tipos, para mim, são dois: os conspiratórios e os hipócritas.

Bom remédio pra cabeça inchada

Os conspiratórios são os que acham que todos os resultados dos jogos e campeonatos são comprados. Para eles, por trás da bola rolando, existem diversos esquemas que garantem resultados certeiramente negociados, não importando a competência ou a vontade dos que estão em campo. Juízes, mídia, jogadores, técnicos, dirigentes, o escambau. Tudo e todos agindo para favorecer alguns poucos times que sempre, sempre, sempre devem vencer.

Já os hipócritas são os reis da amnésia seletiva. Adoram sacanear os rivais, independentemente de que tenha sido seu time ou não a provocar a derrota deles, mas não aturam na mesma moeda. Quando são eles que estão em posição desfavorável, esquecem de que já fizeram - e fazem - a mesmíssima coisa ao estarem na condição de sacaneadores.

Pronto. Uma vez identificados, para cada um, uma mensagem minha.

Conspiratórios, façam um favor a vocês: parem com esse lance de futebol. Mesmo. Sério. Não faz sentido vocês darem um pingo de seu tempo livre e um centavo sequer de seus bolsos para algo em que vocês acreditam piamente ser encenado - especialmente porque, se pensam isso é porque são vocês os prejudicados. Larguem já aquilo que, para vocês, não passa de um telecatch com bola e peguem um cineminha, vão namorar, ler um livro... Enfim, envolvam-se em algum tipo de lazer em que vocês não se sintam trouxas. Isso não faz bem.

Hipócritas, façam um favor a vocês: parem com esse lance de futebol. Mesmo. Sério. Lembrem-se do famoso ditado contemporâneo popular: "Se não sabe brincar, não desça para o play". Enfim, envolvam-se em algum tipo de lazer em que vocês não façam os outros de trouxas. Isso não faz bem.

*** 


Quase encerrando a história, relembro a incrível frase do Bussunda, citando o maior defensor da pena de morte no Brasil nos anos 80 ao ser questionado se era a favor ou contra a pena capital: "Sou favorável, claro, mas só para o Amaral Netto". Por isso, aos maus perdedores desejo um caminhão de entulho de gozações nas secretárias eletrônicas, e-mails e nas redes sociais. Das duas, uma: ou mudam de comportamento ou deixam o futebol aos que os merecem - justamente os que sabem que, se num dia você sacaneia, noutro é o sacaneado, e está tudo muito bem porque futebol é só um lazer. Um lazer que ensina muito sobre a vida. Mas só um lazer.




4 comentários:

Anônimo disse...

Isso mesmo, e viva o Corinthians !

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Parabéns, Corinthians. Saudações Rubro-Negras!

Guilherme Martins disse...

E aí, CA, é isso mesmo... são esses dois grupos que você bem descreveu, que juntos acabam ou limitam com a alegria daqueles que só querem torcer pelo clube de coração.

Foram esses grupos misturados à marginais que ontem, antes, durante e depois do clássico Vasco x Flamengo, perto e distante do Engenhão, que se meteram em brigas que porventura ceifam vidas de inocentes.

Saudações Vascaínas!!!

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Saudações Rubro-Negras, Guilherme! Eu adoro toda e qualquer brincadeira futebolística sadia. A criatividade que envolve as sacanagens de lado a lado é espetacular e não deve morrer nunca. :)

Parabéns pelo belo ano de vocês...e nos vemos na Libertadores! Abraço!

Related Posts with Thumbnails