segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O ultraje das refilmagens...e da Bruna Surfistinha

Não pode: eu busco assuntos interessantes para postar, e dou de cara com dois que não me empolgam nada. Não pode.

Primeiro, eu vejo que estão querendo fazer uma versão baixo custo de Psicopata Americano. E depois eu vejo pôsteres de um tal The Amazing Spider-Man que minha ignorância - felizmente? - não me deixa saber se já é um remake do Homem Aranha ou se é uma nova e inédita aventura. Tomara mesmo que seja a segunda opção. De qualquer forma, a primeira notícia já foi bem esquisitona...como esquisitona é essa onda de remakes 100% desnecessários.

O Iluminado virou minssérie de TV em 1997. Por quê?




















Eu entendo quererem refazer diversos filmes que, à época de sua produção original, não tinham como serem realizados do jeito que seus respectivos diretores os conceberam, por conta de limitações meramente técnicas e tecnológicas; mesmo assim, esse grupo devia ser controlado, limitado ao máximo. A regra deveria ser outra: a de que a imensa maioria dos longas teriam que ser tombados, sendo proibida a sua reinvenção.

A verdade é que eu até tentei pensar em pelo menos 3 remakes que me valessem uma lista de nobres exceções de refilmagens. Seria legal ter um contraponto, o post ficaria mais legal...mas não aconteceu. Alguém aí consegue? Se conseguir, mande bala nos comentários. Sinceramente, acho difícil - e ainda bem; mas Hollywood tá pouco se lixando pra quem pensa assim. Definitivamente, parece que o novo Karate Kid - aquele, do kung fu - não ensinou nada a ninguém.

***

Não tem nada a ver com o que eu disse acima mas ao mesmo tempo tem: neste sábado acabei vendo Bruna Surfistinha. Na última cena, Radiohead. Se a banda não merecia o filme, quem chegou até a cena final daquela porcaria, sim.

7 comentários:

AP disse...

O único remake bom que me ocorre é o Drácula do Coppola. Mas há tantos filmes baseados no romance de Bram Stoker ao longo do século passado e desse que o sentido de remake perde força ...

Fabricio E. disse...

Ótimo post CA. Esse fim de semana vi o remake de A Hora do Espanto, que até se salva e é legalzinho, mas nem se compara ao original. Mas a cereja do bolo dessa historia de refilmagens é o Conan novo, simplesmente horrivel. Lamentavel o que andam fazendo.

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Pois é, AP... Concordo plenamente. E Fabrício, eu nem quis ver esse remake não. Sabia que não poderia superar o original... ;) Quanto ao Conan, mesmo não tendo curtido tanto, que tivessem deixado o do Schwarzenegger como único!

abraços!

Buchabick disse...

Remake, para mim, só se justifica em dois casos.

O primeiro é se um filme foi produzido em uma época x que não havia efeitos especiais de ponta e esse filme precisa - muito - de efeitos bacanas.

Mais ou menos como King Kong (embora eu não goste muito de nenhuma versão, acho a última melhor que a dos anos 80. A anterior dos anos 20, sei lá, não vi.)

O segundo caso de um remake ser justificado é se ele contará com a participação da Amelia Vega. Qualquer coisa com ela se justifica por si só.

BYΓΞ disse...

Enquanto não mecherem com ''De Volta para o Futuro'', eu vou aguentando calado, mas ainda indignado...
Acreditem, li em algum lugar que vao refazer até " A Lagoa Azul'' (??)

ta complicado...

Paulo Olmedo disse...

Remake era para ser liberado somente em casos extremos, como a falta de tecnologia da época para fazer algo melhor.
Esse do Homem-Aranha não é um remake, é um reboot, vão começar o personagem do zero com o guri do Kick-Ass. Ou seja, nem prestarei a ver.
Bruna Surfistinha também Bob Dylan e Belle and Sebastian (chupado do Juno, provavelmente, já que é a mesma música) na trilha, que é segunda coisa que se salva no filme. A outra é a Deborah Secco. hehehe

Breno Monteiro disse...

@Paulo Olmedo
O reboot do homem-aranha é com o ator que interpretou o Eduardo Saverin em "A Rede Social" e não "o guri do Kick-Ass".

Eu não morro de amores por refilmagens, mas até curto me decepcionar com algumas.

Sei que serei linchado, mas gostaria muito de ver uma refilmagem de "Darkman" e/ou de "The Warriors".

Related Posts with Thumbnails