quinta-feira, 12 de junho de 2008

Lendas urbanas: como não amá-las?

Na madrugada desta quinta-feira, o Universal Channel passou um clássico do terror-pipocão: "Lenda Urbana". Sim, eu sei, é mais um daqueles filmes em que uma porrada de adolescentes americanos morrem vítimas de um matador quase infalível, aquela mesma trama contada tantas e tantas vezes, mas... e daí? Eu assumo que gosto pra cacete de filmes assim - e muito provavelmente graças aos tempos em que Jason reinava nas fitinhas alugadas da CIC Vídeo das tardes de sábado de minha pré-adolescência.

Mas a verdade é que "Lenda Urbana" tem um diferencial que me atrai especialmente; e é justamente o que dá nome ao filme. Lendas urbanas são algo que sempre me fascinaram, muito antes de eu saber que do grupo delas fazia parte a história do homem que pegava crianças que se comportavam mal e as colocava em um saco, ou a da noiva-fantasma que fica zanzando nas cercanias do Cemitério do Caju, famosa área fúnebre daqui do Rio.

Um dia, cá estava eu pesquisando sobre o tema na internet quando dei de cara com esse site aqui: Urban Legends Reference Pages. Nele, temos uma coleção de historinhas do gênero, divididas em diversos assuntos/capítulos - como gravidez, montagens fotográficas, cinema e música. O site não só cita essas deliciosas histórias como também aponta as verdadeiras - sim, elas existem! -, as falsas e as que ainda não foram provadas como verídicas ou balelas.

Vou tentar postar nesta quinta-feira uma listchinha das minhas cinco lendas urbanas favoritas aqui no blog. E enquanto isso não acontece, você pode ir citando as suas nos comentários abaixo...


GOSTA DE TIRINHAS?

Então você precisa conhecer o Mike Jacobsen. E já que o papo é terror, eis aí um bom exemplo do que ele é capaz:


5 comentários:

Anônimo disse...

tb gosto de lendas urbanas, aqui na minha cidade tem umas ruínas de uma igreja que nunca foi terminada,existe tdo qto é lenda relacionada à ela. tb tem algumas relacionadas à um maluco que picha "RELMA" em tdo que é canto

Anônimo disse...

"Fitinhas alugadas da CIC vídeo"?!

Essa foi genial, CA. E eu achando que aquela tela azul com o logo da CIC só existia nos meus piores pesadelos...

O que terá acontecido com o império nefasto da CIC Vídeo?

Davi Garcia disse...

Belo post CA, os vídeos da CIC eram fantásticos. Uma das minha maiores alegrias da adolescência era juntar os amigos e alugar uns filmes de terror que no final das contas rendiam mais risadas do que sustos.

Mas falando de lenda urbana, a que eu mais 'gosto' é a do cara que conhece uma mulher num bar, cai no golpe do boa noite cinderela e acorda sem um rim na banheira de gelo.

Um pequeno Off-topic... Todo mundo conhece ou pelo menos já ouvir falar daquele reality show Dancing with the Stars, certo? E no Dancing with the STAR WARS ? :p

Abração!

Gabriela Spinola disse...

Maneiro CA,filmes de terror toscos também fazem a minha alegria...Esses toscos dos anos 70 e 80 me encantam...É incrível como hoje em dia não temos atores com tanta capacidade de passar pelo ridículo e torná-lo magistral...!

Anônimo disse...

Olha, quando eu alugava fitas com meus amigos na pré-adolescencia, nao eram exatamente de terror hehe...

Mas falando de lendas urbanas, eu tambem acho legal. Aqui no Uruguai tem um programa de TV chamado justamente "Lendas Urbanas" e conta todo tipo de estas histórias, a maioria delas deste país. Muito interessante.

Related Posts with Thumbnails