
Jarvis Cocker e Jason Lytle. Ex-líderes de duas bandas que mereciam ser mais conhecidas pelo mundo todo. Atrações da edição #10 do Podcast Tudo Está Rodando. E uma última semelhança: os dois estão prestes a lançar discos solos ótimos no mesmo dia do ano.
Comecemos falando de Jarvis Cocker. O homem que estava por trás, pela frente e pelos lados do Pulp chega ao seu segundo trabalho solitário com "Further Complications". A sonoridade do novo disco mostra que Cocker está em uma empreitada bem diferente de seus tempos de bandleader. Agora o rock é cru, os tecladinhos deram uma saidinha pra comprar cigarros, sendo substituídos por guitarras graves, baterias mais cruas e saxofones estrangulados. E querem saber? É um tiro certeiro atrás de outro.

Para não dizer que Cocker se desprendeu totalmente de suas origens, há a doce e melódica "Hold Still"; a pseudodisco à la Style Council "You're in my Eyes"; e a espetacular "I Never Said I Was Deep", balada em que ele defende com brilhantismo uma de suas especialidades: os versos afiados e bem sacados. Sintam o refrão, dito com sinceridade por ele na história da música a um affair: "I Never said I was deep/But I'm profoundly shallow/My lack of knowledge is vast/and my horizons are narrow" ("Eu nunca disse que era profundo/Mas sou profundamente raso/Minha falta de sabedoria é vasta/E meus horizontes são estreitos"). É a presença da velha e farta distribuição de pérolas de sarcasmo, embutidas em canções que, juntas, formam um álbum de encher os ouvidos.
Sem ficar atrás - talvez um tiquinhozinho, vá lá -, mas numa outra praia, vem Jason Lytle e seu "Yours Truly, The Commuter". Se Jarvis Cocker está indo para seu segundo álbum solo, este é o primeiro do ex-frontman, coração e mente do Grandaddy. Diferentemente do seu camarada inglês, Lytle segue um caminho já conhecido por ele e pelos fãs de sua saudosa banda: rockinhos (no sentido carinhoso, não pejorativo) de violão e synth embebidos em surf music, alt country e Alan Parsons Project que nos dão vontade de pegar um conversível e rasgar uma estrada daquelas de desenho animado, com um sol gigante e vermelho no infinito; e baladas tristonhas que pedem um cobertorzinho sobre os ombros diante da fogueira que estala.

Como disse parágrafos acima, "Yours Truly, The Commuter" e "Further Complications" saem nos Estados Unidos no mesmo dia: 19 de maio. E uma última semelhança entre Jason Lytle e Jarvis Cocker que esqueci de mencionar é que os dois álbuns já vazaram na internet. Pelo que ambos proporcionam, duvido de que a dupla tenha ficado aborrecida...
Nenhum comentário:
Postar um comentário