sábado, 9 de maio de 2009

"X-MEN ORIGINS: WOLVERINE" - PRA QUEM GOSTA DE QUADRINHOS... E DE BONS COMEÇOS




Acabo de ver "X-Men Origins: Wolverine" e, dentre os grupos dos que gostaram do filme e o dos que o acharam uma bosta, escolho o primeiro, mas entendo os que ficam no segundo. Isso porque, por mais que o que eu vá dizer pareça óbvio, nem sempre é: o filme de Wolverine foi especialmente feito para quem tem uma mínima familiaridade com os quadrinhos de X-Men e com a história do herói - e digo "mínima" pois é a que eu tenho. Quando garoto, devorava os quadrinhos dos X-Men, e sabia muito; hoje em dia, ando um tanto quanto desatualizado do universo dos comandados pelo Professor Xavier, mas minhas mais adormecidas memórias sobre Logan, o lenhador, foram despertadas pelo filme - mesmo o tendo assistido sem qualquer referência da origem do Wolverine contada nos quadrinhos, ao contrário de boa parte dos fãs que atacaram o filme.

Como não posso falar da história contada pelos quadrinhos, faço da origem de Wolverine o meu argumento pra entender a desaprovação do filme por parte de outros fãs: aqueles que esperavam mais dele em matéria de ação. Às vezes, muitos esquecem de que histórias sobre origens nada mais são do que a explicação de "como tudo chegou até aqui". Ou seja: o momento é uma coisa, a origem é outra. E essa gênese costuma ser lenta, gradual... e no caso de Wolverine, algo que pode ser desinteressante para muitos - afinal, estamos falando de um lenhador incrustado nas gélidas montanhas canadenses, certo?

Mas quem resolver entender que o começo é só o começo e topar a diversão que pode haver nesse princípio tem muito a se divertir. Mais uma vez, Hugh Jackman vai bem no papel do herói. Liev Schreiber (o Keppler de "CSI", lembram?) defende brava e literalmente com unhas e dentes o antagonista de Wolverine, Dentes-de-Sabre. E a história dos dois, que se une e separa por conta dos instintos, funciona.

Os demais personagens e seus respectivos intérpretes - diversos deles, conhecidos dos fãs de séries - também convencem, com destaque para um surpreendente Taylor Kitsch, o Tim Riggins de "Friday Night Lights", como Gambit. Eu nem sabia desta ligação original de Gambit com Wolverine, mas gostei bastante, bem como só agora conheci a história de Wolverine e Kayla Silverfox, vivida pela bela Lynn Collins. A verdade é que a trama vista nos cinemas me deu vontade de torrar uma bela grana numa gibiteria e cair nos quadrinhos pra saber como tudo foi contado de forma original...

"X-Men Origins: Wolverine" é um belo pontapé inicial de uma série muito bem sacada e que há de render belas e bem contadas tramas. Um filme contraindicado para quem possa pensar que verá um longa regado a explosões, apocalipses locais e feitos grandiosos; mas quem estiver disposto a conhecer a lenda por trás de um dos heróis mais carismáticos da história, pode ir tranquilo. Garanto que, quem for ao cinema com essa intenção, quando chegar os créditos já vai estar pensando no segundo filme da série - que, já sabemos, será sobre o Magneto.

9 comentários:

Eddie disse...

Respeito sua opinião, mas discordo totalmente. Na minha opinião, não só é uma adaptação ruim, como um filme muito ruim também.

Quem entende de quadrinhos, provavelmente, não vai gostar por todas as alterações feitas. Quem não entende, pode até gostar, mas se parar um pouco, vai sacar inúmeros furos.

Quer um exemplo? Pq no começo do filme chamam Wolverine o tempo inteiro de James ou Jimmy, depois disso, apenas Logan? Nas HQs, isso é bem explicado, sendo que no filme não há uma única linha de diálogo sobre isso.

Personagens inúteis, tais como Blob. Um ótimo personagem nas HQs, o Deadpool, transformado em clone do Baraka.

A única coisa que, realmente, se salva é a abertura, mostrando Logan e Creed ao longo de diversas guerras.

Batman Begins trata da origem do Bruce Wayne e é um excelente filme.

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Eddie, como eu disse, ando bem desatualizado dos acontecimentos - e conhecimentos - do universo dos X-Men. Por isso, vi o filme sem fazer esses paralelos, já que não tinha a trama da origem do Wolverine contada em HQ na cabeça...

Como eu disse, achei o filme bacana para quem gosta DE quadrinhos, mas não tenho a menor condição de avaliar a adaptação, já que não vi o original. Um dia eu pego a série de quadrinhos sobre a origem do Logan! ;)

abraços!

Anônimo disse...

Não vimos o mesmo filme...

Não é possível.


O que vi foi exatamente o oposto, ação exacerbada e um roteiro ruim. Efeitos especiais que beiram a vergonha (cena do banheiro)...

Anônimo disse...

Só mais uma coisa...


Não leio quadrinhos há mais de dez anos também... então não julguei o quesito adaptação. Achei o filme muito ruim mesmo. Não precisa ser um expert em quadrinhos pra saber que Batman Begins e Aranha 1 foram ótimos e que Wolverine foi horrível (no mesmo nível de Demolidor)

Rafa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafa disse...

Ae C.A.
Assisti o filme na sexta-feira a tarde. Ia postar um comentário no meu blog sobre ele, mas acabei me envolvendo com outro assunto. E desisti de fazer um post lá pq o seu foi perfeito...era exatamente o que eu tinha pra dizer...

concordo 100% contigo...quem for ver o filme como um início, não vai se arrepender...mas não chega a ser um Filmão!

Algumas cenas são totalmente clichês, mesmo para uma adaptação de quadrinhos -como por exemplo, ele riscar uma faísca com a ponta de suas garras de adamantium para tocar fogo no helicoptero...afff...

Assim como você, eu também não tenho como julgar a adaptação, mas no over all acabei me divertindo...

Ótimo post!
Abçs
Rafa do FiqueBege

Rafa disse...

Ah e esqueci,foi ótimo encontrar o Charlie no filme!! hehehehe

Alan Ongaro disse...

Não só Charlie, como: Keamy e Emeka também estão presentes no longa!

Enfim, acabei de voltar do cinema, onde fiz uma sessão dupla: Wolverine e Star Trek, e cá para nós, Star Trek humilhou Wolverine...

Não que o filme do carcaju seja uma bomba, achei bacana, nota: 7,5...

Abraços.

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Rafa, é isso aí: "Wolverine" tem seus clichês mas seu saldo é positivo. Divertido e p(r)onto.

Alan, concordo contigo. Ainda nesta segunda vai subir por aqui a resenha de "Star Trek". Stay tuned!

abraços!

Related Posts with Thumbnails