segunda-feira, 14 de junho de 2010

PROJECT NATAL aka KINETIC: A WIIZAÇÃO TOTAL DO XBOX360?




Para abrir a semana em que teremos a E3 2010, na noite de ontem rolou uma experiência para poucos afortunados: a chance de fazer um test drive do aguardado Project Natal, o acessório de XBox360 que elimina qualquer controle físico na interação entre o gamer e o jogo. Para a brincadeira - na qual descobrimos que o gadget foi rebatizado como Kinetic -, a Microsoft exigiu que os participantes não filmassem nem fotografassem nada do que viveriam. Claro que alguém adotaria uma tática ética-fail para burlar esse pedido, mas no dia seguinte as informações e os vídeos começaram a circular de forma consentida. E o que temos é algo um pouquinho diferente do que eu imaginava há um ano.





O negócio é que, quando surgiu o Project Natal juntamente com aquele seu clássico primeiro clipe, não pensava que os primeiros games do gadget (confiram a lista aqui) viriam com uma pegada tão Wii - e não falo do jeito de jogar, mas da temática e do visual dos jogos. Só pra ilustrar ainda mais o que digo, vejam esta cena de JoyRide, espécie de MarioKart do Kinetic:




Dando uma olhada nos bonecos, dá pra notar que qualquer semelhança com os Miis não é mera coincidência. Tá na cara: entre atacar os fãs de Wii ou de PS3, a Microsoft optou pelo primeiro grupo, formado em boa parte por gamers-softcore, ou gamers-de-galera. Afinal, o Kinetic é percebido como uma evolução do controle wireless. Mas não necessariamente essa tendência deveria deixar de fora títulos que agradassem mais os hardcore gamers - até agora, o único game mais "sério" anunciado foi um título de Star Wars. Pouco.

Pode parecer ansiedade, mas queria mesmo que essa primeira lista de jogos fosse equilibrada. Quando se tem um gadget poderoso como o Kinetic, por que escolher entre agradar fãs de Wii ou de PS3 em vez de conquistar ambos? E olha que eles tiveram um ano para negociar e trabalhar isso com as produtoras de games a fim de fazer uma primeira família de games certinha...

Espero estar errado quanto a essa Wiização do XBox360. O Kinetic é o gadget para a evolução das noites de pizza com os amigos, mas pode e deve nos fazer jogar a NBA com gráficos a altura e nos jogar com braços-metralhadoras em punho para trás de sofás em rodadas de Call of Duty. Agradar também os que gostam de games hardcore, nesse caso, é a chance de a Microsoft conseguir o impossível de melhorar o perfeito. Pra quem já eliminou controles, isso não parece tão absurdo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails