segunda-feira, 28 de junho de 2010

UMBIGO SEM FUNDO: RETRATO INCOMUM DE UMA FAMÍLIA ORDINÁRIA

Há um tempo ganhei de presente Umbigo Sem Fundo, livro em quadrinhos de um tal Dash Shaw, que para mim nada mais era do que um desconhecido. Na verdade, já vinha namorando a obra há tempos, por me parecer diferente, 100% singular já pelos dados de sua banda, que trazia informações divertidas, do tipo "Há vários gêneros de gêneros. Este é:", e a palavra "mistério" sublinhada, escolhida entre outros tipos. De cara, me soava divertida e estranha. Estava certo, mas Umbigo Sem Fundo não é apenas isso.

O livro conta a história dos Loony - em inglês, palavra que é sinônimo para louco, mas que na história é (também) o sobrenome de uma família composta por três filhos de pais já na terceira idade. David e Maggie Loony decidem se separar após 40 anos de união, e chamam os filhos Dennis, Claire e Peter (e respectivos agregados e filhos) para uma minitemporada em sua casa, localizada em uma cidade de praia, para contar a novidade.



O trio não é exatamente unido, os pais não são exatamente calorosos e a notícia bate de forma diferente em cada um dos integrantes da família: Dennis, o mais velho, fica transtornado/inconformado, Claire tenta ser compreensiva e Peter... bom, Peter - espertamente retratado por Shaw com a cabeça de um sapo, do jeito que o caçula dos Loony se imagina -, sempre se sentiu um outsider mesmo; então... E no meio disso tudo, textos em código, silêncios que dizem muito... e imagens. Muitas e excelentes e fortes e simples.

Tudo bem que qualquer bunda-mole não-expert em quadrinhos saiba que uma boa história do tipo precisa ter imagens que casem absurdamente com o texto escrito, mas Shaw vai além desse dever de casa, por sinal muitíssimo bem executado, com direito a estrelas no caderno: os traços e enquadramentos que ele escolhe dão um ritmo sedutor ao pequeno drama dos Loony. A impressão que se tem é a de que o ângulo de cada quadrinho foi pensado por horas - e a imagem ao lado, que retrata uma fila de supermercado, é um excelente exemplo disso.

Umbigo Sem Fundo é uma crônica sobre nascimento, crescimento, morte e pós-vida das relações humanas, especialmente as familiares, sem grandes sobressaltos além daqueles que fazem parte da estrada por todos nós conhecida, entendida e percorrida de formas diferentes: a velha e esquisita vidinha nem sempre analisada mas que de vez em quando acaba excepcionalmente exposta por sujeitos como Dash Shaw, mostrando a singeleza de momentos delicados, embaraçosos e esquisitos presentes no cotidiano que nos passa batido por conta das circunstâncias. Indicado para amantes de contos sobre a nossa vida ordinária e para os que gostam de se enxergar em excelentes histórias alheias.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails