quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Falta algo na Joss Stone...e eu acho que sei o que é

Aconteceu numa manhã desta semana. Ou da passada. Não importa: levava eu minha namorada ao trabalho quando ligamos o rádio e lá estava a voz rouca de Joss Stone. Rouca, bonita, afinada... Em tempos de vocais femininos em alta - uma onda relativamente recente e que deve muito à Amy Winehouse -, fiquei pensando na sorte melhor que a loira poderia ter tido.

Tudo bem, "melhor sorte" talvez não seja a expressão, já que Joss Stone está longe de ser pobre e/ou renegada. Mas vamos lá: em termos vocais, o que Joss deve a Adele, Katy Perry, Lily Allen, Alicia Keys Rihanna...? Nada. Mas pensem só o quanto todas as que eu citei têm mais relevância na cena pop do que Joss. É um fato, não?

Segundos depois, a resposta à charada surgiu: Joss Stone, linda, carismática, com uma ótima presença de palco e dona de uma bela e bem colocada voz...tem um repertório muito meia boca. E isso é uma pena.

Tentei simplesmente pensar em uma - UMA - música incrível da Joss Stone. Eu sei de algumas melodias, mas sou incapaz de citar uma música sua realmente boa. É estranho. Absolutamente estranho. E agora parece ir pelo mesmo caminho na SuperHeavy, sua empreitada com Mick Jagger, Dave Stewart e Damian Marley - sim, porque aquela Miracle Worker, que anda tocando nas rádios, é chatona.


Pensem só que Joss Stone faria se estivesse cercada de bons compositores e bons produtores. Não, o mundo não seria dela, mas ela teria abocanhado uma porção mais generosa dele fácil, fácil. De novo: ela é bem sucedida. Ela é famosa. E ela merece. O que ela não merece é essa incrível vocação de zero-hit wonder. Concorda?


6 comentários:

Anna Marília disse...

Sou super (super mesmo!) fã da Joss e concordo em parte com você. Sinto falta de um grande hit dela de uns tempos pra cá. Mas o que dizer, então, de "Super Duper Love", "Fell In Love With a Boy", "Tell Me What We're Gonna Do Now"? Duas músicas do primeiro CD e a última do terceiro, totalmente autoral e de nome 'Introducing Joss Stone'? TMWWGDN é um dos maiores hits dela e que muita gente aí conhece.
Não acho que falte bons compositores ao seu lado, acho que o que falta é maior interesse por parte da própria Joss de fazer um trabalho mais comercial. O que, a propósito, foi um dos motivos que a fez sair da EMI: ter a liberdade de fazer música sem se preocupar em vendagem e business.

Guilherme Martins disse...

Grande CA,

Sua página do Lostinlost saiu da web??

Ela ainda está nos meus favoritos e quando acesso vai pro portal da Globo. Acabou a página?? Me explica aí, cara...

E o livro de Lost? Sai ou não sai??

Forte Abraço!
Namastê!

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Oi, Anna!

Bom, o lance é justamente o alcance dela junto a quem não é fã. E o, err, "residual" criativo dela é impressionantemente baixo em comparação ao que ela poderia alcançar. Óbvio que os fãs conhecem, mas quem não é simplesmente não consegue citar uma música da menina.

Opa, Guilherme!

Cara, saiu do ar sim. Faz algum sentido para a empresa, uma vez que não era mais atualizada... Mas que seria muito legal ter esse conteúdo no ar ainda, teria.

O livro há de sair! A ideia não morreu. ;)

abraços!

Rodrigo disse...

Também acho que se você pegar o primeiro álbum, encontrará uns 2 ou 3 hits. Mas como a Joss não repetiu bons discos, os hits ficaram esquecidos no passado. Eu vejo ela mais ou menos como a Norah Jones (em termos de popularidade, não estou comparando talentos!). As duas lançaram álbuns que estouraram, mas não conseguiram repetir o sucesso nos seguintes. No caso da Joss, como bem disse a Ana, ela quer comandar a carreira, gravar composições próprias (o 1o álbum era cheio de standars do blues/soul), e por isso "saiu" do mercado. Por outro lado, melhor ela assim do que se vendendo e gravando músicas desmioladas só pra tocar na rádio. Ah... por último faltou você citar mais um atributo da moça... além de rica, famosa, bem sucedida e dona de uma bela voz, ela é uma gata! abs!

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Mas, Rodrigo, outras também são compositoras e ganham destaque. Tá certíssima em não fazer qualquer titica radiofônica, mas querer fazer um trabalho 100% autoral não significa não ter sucesso - por exemplo, a própria Amy. E sim, eu citei que ela é linda, heheh! Tá lá no terceiro parágrafo do texto. ;)

abraços!

Giovanna disse...

Oi CA Feliz 2012, sucesso e saúde sempre o resto é conquista.
Bom, sou muito fã da Joss Stone e por incrível que pareça esse fato de ela não ter um super hit não me incomoda, apesar de achar que ela teve sim muitas músicas que estouraram aqui no Brasil, principalmente nas novelas globais. Na verdade acho que o grande lance da Joss é que ela começou como apenas intérprete e depois se descobriu compositora de fato e acho que ela não consegui se firmar e se encaixar como tal (ainda).
Acho q as interpretações dela são únicas, lembro da canção do white stripes que virou original e que se tornou um sucesso dela (e não do white stripes).
Acho que o que falta mesmo é sim o bendito interesse comercial, mas como disse isso não parece ser algo primordial. Tive a oportunidade de assistir a um show dela e digo: ela não precisa provar nada a ninguém, é uma verdadeira artista.
Bjos CA.

Related Posts with Thumbnails