segunda-feira, 15 de setembro de 2008

AO REDOR

O mesmo livro, a volta ao cinema e uma fase mais eletrônica... Então, eis aí o que anda rodando meu universo cultural...


ESTOU LENDO: "Lullaby". Ainda. Culpem a falta de tempo, a vida corrida... Mas neste fim de semana consegui dar um gás - e, se tudo correr bem, até o fim da semana eu termino o livro. Por sinal, a história deu uma ligeira caída; mas sabe quando a trama vai morninha e fica com jeito de que, a qualquer momento, sofrerá uma guinada? Estou nesse instante.

ESTOU VENDO: Com a volta da temporada americana de séries, a quarta de "Prison Break", a segunda de "Gossip Girl" e "90210". Estou com dois episódios de "Californication" à minha espera, com o segundo de "Tru Blood" chegando a qualquer momento e aguardo ansiosamente pela continuação de "Dexter".

NO CINEMA: Enfim consegui voltar a uma sala escura - não falei que o maldito tempo anda me fugindo? E foi para ver "Ensaio sobre a Cegueira"/"Blindness", a adaptação cinematográfica de Fernando Meirelles para o livro de José Saramago.





Me sinto meio desconfortável para comentar o filme, já que eu (ainda) não li o livro. Mnha impressão é essencialmente sobre a história contada por Meirelles, não a de Saramago... E, sendo assim, gostei. O diretor conduz bem a história - apropriadamente ilustrada pela fotografia chapada de César Charlone - sobre um grupo de pessoas acometido por uma cegueira epidêmica. O elenco encabeçado por Julianne Moore é correto e competente, porém sem brilhantismos. Mas tive uma cisma - e foi justamente com a personagem de Julianne. E vou dar spoilers do filme para explicar...

A birra é simples: sendo ela a única que enxergava no grupo, qual foi a hesitação dela sobre matar os sociopatas da ala 3? Diante da falta de escrúpulos daquele grupo, e parte daquela situação extrema, não entendi qual poderia ser a dúvida daquela mulher em se impôr diante do personagem de Gael Garcia Bernal, ainda mais sendo ela uma fortaleza.

De novo: não li o livro mas imagino/acredito que, nele, o perfil psicológico da personagem de Julianne possa ser mais bem construído a ponto de justificar minimamente a demora de uma atitude mais incisiva diante dos abusos sofridos pelo grupo da ala 1; mas no filme, ao menos para mim, ficou sem justificativa compreender a longa passividade dela diante de tanta covardia e humilhação.

"Ensaio...", o filme, é bom, mas imagino que não deva chegar à excelência do tão elogiado livro. Minha idéia era ter pego a obra em julho, mas não consegui. Ainda em outubro espero começar a ler o texto do Saramago.

ESTOU OUVINDO: Remixes, muitos remixes, de craques como The Twelves, MSTRKRFT e Soulwax, responsáveis por versões que muitas vezes superam as gravações originais, de tão criativas, divertidas e barulhentas que são. Corram atrás que vocês não vão se arrepender...

E por aí, o que anda rodando em torno de vocês?

5 comentários:

Michelle disse...

Oi CA, queria ter tido sua sorte de ver Blindness, mas aqui onde eu moro só tá passando em uma sala... snif... Sobre a personagem da mulher do médico, não sei como está no filme, mas o fato é q, mesmo com aquela situação humilhante e degradante, entendo q ela não conseguiria sobreviver com o famoso "peso na consciência", pq apesar de ninguém poder vê-la matando alguém, ela carregaria isso pra sempre, sem contar o medo do q poderia acontecer depois, das represálias dos outros estupradores... Sei lá, foi oq eu entendi pelo menos. Bjos!

Kaká disse...

Lendo: 'A gente se acostuma com o fim do mundo' de Martin Page, comprei pelo título e até agora estou gostando.

Vendo: Mad Men, Entourage e Aliens in America (adorei o paquistanes, pena que cancelaram essa serie). Aguardando The Office e Dexter.

Cinema: Eu vi Mamma Mia!, adorei. Quero ir numa sessão sing-a-long.

Ouvindo: os djs que eu sigo no Blip.

Eu li o Ensaio sobre a cegueira, mas ainda não vi o filme.

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Michelle e Kaká, vejam o filme. Merece!

E Kaká, muito bom mesmo o nome do filme...

beijos!

Mizu disse...

E aee CA..aqui está o que está rodando comigo:

LENDO: A menina que roubava livros. (Ainda, assim como você, ponho a culpa na falta de tempo..rs) PS: Gostei da sua angústia ao entrar na Livraria da Travessa... I totally get it dude!

VENDO: Assim como vc tb sou um fanático por séries... Prison Break, Gossip Girl, One Tree Hill, Entourage, Weeds, Greek... comecei a ver Do Not Disturb, Dirty Sexy Money, Fringe (seu conselho) e 90210, este último promete né? Porém não gostei muito do atores que fazem o Dixon e o Ethan. Para mim não combinam com os personagens. Qual é a sua opinião?

OUVINDO: OneRepublic e o novo álbum do O Rappa.

Kaká disse...

CA eu fui ver Ensaio. É muito bom mesmo, e bem fiel ao livro. A única coisa que me tirou um pouco a atenção foi aquele casal asiático, me lembrava direto da Sun e do Jin. Ficou uma coisa meio Lost na terra dos cegos.

Related Posts with Thumbnails