terça-feira, 30 de junho de 2009

AO REDOR: JONATHAN SAFRAN FOER, BULLY, "IN TREATMENT"...

Promessa é dúvida dívida, não? Pois chegou a hora de pagar uma delas: a ressurreição da seção em que conto o que anda rodando por aqui. O esquema é esse mesmo, deixando desde já o convite para quem quiser fazer o mesmo nos queridos comentários... Por isso, vamos lá:

MÚSICA - Como boa parte da humanidade - putz, meio forte escrever isso, mas é verdade -, me rendi à vontade de ouvir Michael Jackson. Quer dizer, mesmo se não quisesse escutá-lo, suas músicas têm sido a trilha sonora de boa parte dos noticiários, especiais televisivos etc. - e isso está longe de ser uma reclamação.

Tirando Jackson, uma banda que tem feito sucesso no meu iPod durante os passeios noturnos com meu simpático cão é o Suede. Eis aí um grupo que queria muito ter visto ao vivo. Britpop redondíssimo. Quem não conhece, pode correr atrás de "Electricity", "Filmstar", "Beautiful Ones", "She's In Fashion"...

Ah, e a trilha sonora das corridas também vai bem, obrigado. Atualmente, os temas de destaque no embalo do suadouro são "Be Aggressive" (Faith No More), "Genesis" (Justice) e o remix do Holy Ghost! para "The Deep End", do Curses!. Para correr dançando ou dançar correndo.


LIVROS - Já falei anteriormente do "Memórias de um Cafajeste", do Carlos Imperial, mas também acabei de acabar - é, só agora, tempo escasso blá, blá, blá - o ótimo "Extremamente Alto e Incrivelmente Perto" do Jonathan Safran Foer. Uma das grandes sacadas do escritor é valer-se de elementos visuais em sua literatura - por exemplo, rabiscos em cima de seus parágrafos e até o uso da digitação sobreposta. Tudo faz muito sentido, e o que temos é o retrato da sensibilidade humana feito e revelado com criatividade e inteligência. Recomendo.

Sigo firme nas leituras de "Living Dead in Dallas", segundo livro da série de Charlaine Harris sobre Sookie Stackhouse e o universo que inspirou "True Blood"; e "Google Marketing", obra do brasileiro Conrado Adolpho sobre marketing digital. O primeiro segue o ótimo tom e a narrativa fluida de seu antecessor, "Dead Until Dark", e o segundo é boa pedida pra quem quer se aprofundar em princípios, conceitos e estratégias de marketing digital.

Estou ainda para começar outros dois - sim, leio vários ao mesmo tempo -, mas deles falo mais na semana que vem...



FILMES - Como contei no meu post sobre a morte de Michael Jackson, fui ver "Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei". O documentário do trio Claudio Manoel, Calvito Leal e Micael Langer mostra cenas espetaculares de Wilson Simonal e tem o mérito de exemplificar convincentemente o talento e a importância de Simonal para a música brasileira nas décadas de 60 e 70; no entanto, acha que cai no erro de, ao tentar eximir o cantor da fama de dedo-duro e simpatizante do governo militar, acabar minimizando a gravidade do fato de que ele mandou quebrar um cara com a ajuda de meganhas do DOPS...

Esquecendo isso - e o fato de que os contemporâneos que hoje o defendem no cinema pouco fizeram para tentar reerguê-lo em vida - e focando no personagem Wilson Simonal, o filme é uma delícia. Destaco três momentos: o dueto dele com Sarah Vaughn em "The Shadow of your Smile"; a regência da plateia em "Meu Limão, Meu Limoeiro"; e a excecução de "Tributo a Martin Luther King". Típico filme para se assistir ao lado dos pais e depois sair pra tomar um chope e ouvir deles boas histórias da época.


GAMES -
Enquanto não chega a hora de eu pôr as mãos em "Ghostbusters" e no "Wii Sports 2", mato as saudades de um velho clássico que andava esquecido por mim e meu Playstation 2: "Bully". No jogo, você controla Jimmy Hopkins, garoto-problema expulso de não sei quantas escolas e new kid on the block no colégio Bullworthy. A fama de Jimmy o precede, e tanto o ajuda a ganhar respeito na escola como a arranjar confusões com gangues, namoros, problemas com inspetores e contatos para missões politicamente incorretas. E isso tudo entre uma aula e outra... Para saber mais, nada melhor do que o trailer:





Imaginem um "Grand Theft Auto" com moleques desordeiros em uma escola no lugar de bandidos em sua cidade típica de "Domingo Maior" e vocês saberão do que falo. Não por acaso, também é cria da Rockstar, a mesma empresa da série GTA. E o curioso (e triste)é que não há nem sinal de um "Bully 2". Merecia. E ainda bem que, por aqui, ainda falta um longo caminho até eu encerrar a saga de Jimmy.


SÉRIES -
Quem acompanha meus relatos semanais por aqui sabe que sigo acompanhando de muito perto a segunda temporada de "True Blood", um dos meus seriados favoritos; mas também tenho aproveitado para degustar o primeiro ano da excelente "In Treatment".

Repassando rapidamente a ideia de "In Treatment": centrada nas sessões de terapia conduzidas por Paul Weston (Gabriel Byrne), a série é exibida cinco vezes por semana - em cada um dos quatro primeiros, Paul atende a um caso diferente, e no quinto, é ele que vai pro divã. Original, genial, e viciante... exceto em um dia, em que ele atende o casal em crise formado por Amy e Jake, chatíssimos.

Já passei da metade da temporada, e mal posso esperar para ver o que será de Alex, Laura e Sophie. E grato pelo silêncio anti-spoilers de vocês...


E só pra terminar o assunto, tô aceitando as opiniões de vocês sobre seriados novos dos quais ando ouvindo falar: "Glee", "Royal Pains" e "Nurse Jackie". Vou acabar indo em alguma delas - ao menos enquanto as outras novatas "V", "Happy Town", "Flash Forward" e a aguardada nova temporada de "Dexter" não chegam.


INTERNET - Além dos velhos e bons feeds - de alguns novos também - acompanhados via Google Reader com a parcimônia que só a falta de tempo sabe impor, sigo encantado (há tempos) com o Monitter, site que monitora até três termos escolhidos pelo visitante no Twitter. Ideal para quem quer acompanhar trending topics ou mesmo conferir a abordagem de assuntos que bombam em um determinado momento - como o já mitológico #Chupa a Ashton Kutcher após a vitória do Brasil sobre os EUA de virada. Tão útil quanto divertido.

6 comentários:

Tati Thé disse...

Também adoro In Treatment e odiava esse casal. Eu acabei desistindo de assistir os episódios deles e só perguntava a quem assistia se eu tinha perdido algo de interessante (o que parece não ter acontecido, hehe).

Kaká disse...

In Treatment é muito boa. Já comecei a 2ª temporada.
Eu vi 4 episódios de Nurse Jackie e gostei, é um divertido-sério. A Edie Falco está excelente no papel, nem me lembro da Carmela.
Eu também gostei do piloto de Hung.

Não aguentei e já li Living Dead in Dallas, e é tão bom quanto o primeiro. E na viagem eu li dois livros: Lullaby do Palahniuk (ótimo!), e The Devil In The White City que é sobre a feira mundial em Chicago em 1893 e um serial killer que matou mais de 20 pessoas durante a feira (tudo verídico).

pedro martins disse...

ae carlão boa escolha para a trilha sonora da corrida, eu fiz a maratona no ultimo domingo só escutando os discos do justice e daft punk ao vivo, só porrada.
uma banda que eu estou escutando sem parar é o phoenix, não sei se estou viajando mas acho que o ultimo disco deles esta entre os melhores do ano.

Thiago Silva disse...

não sei o que você quis dizer com o "original" de "In Treatment" mas a idéia (MORRA "acordo" ortográfico :P) não é original não. ela é uma adaptação de uma série israelense. essa foi só pra constar mesmo.
quanto as novas séries, acredito que não deveria "se preocupar" com Glee tão cedo, já que até agora só o episódio piloto foi exibido como uma espécie de tira gosto e é uma série do tipo "ame ou odeie".

zeh disse...

Essa é a minha seção favorita do blog, LOTADA de sugestões interessantes! Eu comecei a jogar Bully pro ps2, mas enjooei. Será que a versão pro Wii é boa? Dizem que sim, mas ainda nao arrisquei. To viciado em Zelda, e ja to indo pro metroid: corruption. Esse seriado eh demais! O Gabriel Byrne é um puta ator, acertaram em cheio a escolha dele pro Paul.

Alan Ongaro disse...

Excelente post CA!

Já joguei esse "Bully" do PS2, e me diverti pacas, mas acho que o jogo da uma caída quando as portas da escola se abrem e consequentemente o jogador deve fazer missões fora do colégio...

Também tenho a "estranha" mania de ler mais de um livro, estou acompanhando o "Curioso Caso de Benjamin Button" de F. Scott Fitzgerald em HQ, além do ótimo relato de viagens de Airton Ortiz chamado: "Em busca do mundo Maia".

Esse ano ouvi muita coisa boa! e deixo a dica para você e seus leitores visitarem o site do rateyourmusic e conferirem minha lista de melhores discos lançados em 2009:

http://rateyourmusic.com/list/Alan.Ongaro/the_best_of_2009

PS: Aproveitem e façam um perfil por lá, pois o site é muito útil para fanáticos por músicas...

Related Posts with Thumbnails