segunda-feira, 29 de junho de 2009

"MEMÓRIAS DE UM CAFAJESTE": HISTÓRIAS DIGNAS DA MADRUGADA DO CANAL BRASIL

Se você tem mais de 28 anos, são grandes as chances de já ter ouvido falar em Carlos Imperial; se é carioca, então, a probabilidade aumenta - se não de nome, pelo menos vai reconhecê-lo se eu o identificar como o homem que, a cada Carnaval, anunciava as notas das escolas nos desfiles dos anos 80 ou que se lançou a candidato a prefeito do Rio na mesma década tendo ao lado o tosco desenho do animal que era citado em seu bordão, "Vai dar zebra". Ah, e recentemente ele ganhou biografia: "Dez, Nota Dez", de Denilson Monteiro. Lembrou?

Eu fui reencontrar Carlos Imperial há alguns meses. Primeiro, nos espetaculares vídeos de seu programa de auditório no YouTube e afins; depois, em "Pilantrália", disco safadíssimo - no sentido cara-de-pau do termo - e repleto de medleys produzido por ele; e, finalmente, com "Memórias de um Cafajeste", livro de 1973 em que relata as histórias de sexo, brigas e armações vividas na época de sua juventude quando andava com uma turma de atletas de alcova de péssima fama da zona sul.

Apesar do apelo do autor, que tenta de vez em quando - e sem muita convicção - transformá-lo em um alerta à juventude quanto a supostos desvios comportamentais inerentes à idade, "Memórias..." é raso pra cacete... mas igualmente divertido. E nem sempre é por conta do teor das lendas - algumas, com participação de figuras como Wilson Simonal e Erasmo Carlos -, mas pelo jeito com que Imperial as relata. Ao ler os contos verídicos (ou não), me senti vendo um filme da madrugada do Canal Brasil. Os caras "segredam" confissões às garotas, têm "reverteres" quando cheiram Kelene e as festas eram "curtições". Comédia total!

"Memórias de um Cafajeste" é fácilmente encontrável em sebos online, como o Estante Virtual, do qual faço esse jabá 100% gratuito por ser um excelente site. Comprei meu exemplar a menos de R$10, frete incluso. Quem gosta das chanchadas do Canal Brasil, pode ir atrás do livro sem medo.

3 comentários:

Lívia Figueiredo disse...

Nossa, que engraçado, eu terminei de ler o Dez,Nota Dez, ontem! Uma ótima leitura, você se surpreende com a capacidade de Imperial, um mestre!
Beijos!

Thales disse...

10, nota 10 já está lido e Memórias já está na fila [por sua causa].

[]s

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Lívia, fatalmente lerei esse também!

Thales, vai se divertir horrores!

abraços e beijos!

Related Posts with Thumbnails