sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FAIXA A FAIXA: "TUDO O QUE ME VEM NA CABEÇA", MAÍSA


Quem tiver que chiar, tacar pedras, lamentar etc., que faça tudo isso, mas eu sou do grupo de pessoas que se divertem com Maísa - a apresentadora mirim que, segundo já andaram falando por aí, um dia trocou de cérebro com Mallu Magalhães, tornando-se essa precoce e adorável garota que arranca risadas do público e coleciona milhões de views de seus melhores momentos no YouTube.

Há coisa de semanas, ganhei de um camarada e ex-colega de redação um presente: o primeiro disco da Maísa. E na hora pensei: "vou fazer um 'Faixa a Faixa' com ele!". Prometido, cumprido... e sobrevivido. O resultado vocês conferem abaixo.


TUDO O QUE ME VEM NA CABEÇA - Como se pode prever, a letra é uma espécie de descrição musical de uma das características principais que fizeram a garota virar hit na TV e na internet. No aspecto musical, é um popzinho muito do safado.


ME LIGA - Essa é melhor. Maísa influenciada pelo rock dos anos 50! Melodia nada óbvia - acreditem - e ao mesmo tempo simpática... para uma garota de seis anos. E sim, não resistiram à tentação de pôr um toque de telefone a cada refrão.


Ô, TIO! - O dueto de Maísa com Roger - em música composta por ele - é o melhor momento do disco. A sonoridade remete a Ultraje e a letra é uma bola dentro: nela, a garota se mostra um suporte infantil de internet a um tio atrapalhado - o próprio Roger - com as maravilhas da informática. Versos como "Já te mostrei como entra na internet/não é possível que você não se conecte" e "Agora eu vou ter que limpar seu HD/Até no seu registro eu vou ter que mexer" soam bastante familiares a muito adulto.


EU SÓ QUERO UM XODÓ - Sabem quando a garotinha só era (des)conhecida como cantora do Raul Gil? Parece isso. Pode colocar... no stop, Maísa?


DANÇA E BALANÇA - A faixa tem uma peculiaridade que realmente chama a atenção: uns vocais estranhões de Maísa - Opa! Tô bêbada - em contraponto com o que é cantado, em que ela soa como a vocalista do Três Patinhos, fictícia banda de esganiçados dos anos 80 que tinham uns discos coloridos que todo mundo tinha na época e que chegou até a cantar Gretchen. Ou você pensa que as bizarrices infantis são coisa recente?


FLOR DO REGGAE - Maísa canta Ivete Sangalo. Com Ivete Sangalo. E não é reggae: é aquela música em que Ivete fala "como se fosse flor você me rega" - o que, como um amigo meu disse, passa a imagem mental de um golden shower inundando a cantora baiana. Eu tentei não pensar nisso ao ouvir Ivete e Maísa cantarem a frase juntas. Pulei logo depois dela. E por falar nisso...


PIPOCA PULA - Na música chataralha, Maísa bate o recorde mundial de número de vezes em que a palavra "pipoca" pode ser dita em 3m07s.


VOU FAZER PIRRAÇA - "Vou fazer promessa de joelhos pra esquecer você", canta Maísa em uma musiqueta de corno infantil com levada pop-sertaneja. Não é à toa que ela é acompanhada por Jorge & Matheus - Quem?!?


TEMPO DE MUDAR - Um libelo ecológico compartilhado por Maísa e Eliana. Vai virar clipe, e toscaço. Tive que passar batido rapidinho.


CIÚMES - De novo, Roger salva a parada. Como já era de se esperar, a versão para o clássico do Ultraje a Rigor é numa roupagem pop infantil pasteurizada; mas não dá pra não rir quando se ouve uma pirralha cantar "Deixar o meu menininho/Sair sozinho". E se ela canta no singular, e se o nome da música originalmente é no singular, por que ganhou o plural?


SE EU QUISER VOAR (WHAT IF I?) - Pelo encarte, é uma versão em português de algo que eu ignoro redondamente. Não importa: é chatinha também. Melhora faltando uns 3 segundos para o final, quando Maísa faz um vocal que lembra o inesquecível momento em que ela discute no programa com um menino, dizendo que era cantora antes de ir para o SBT.


BOM DIA - "Bom dia, bom dia, bom dia/Hoje eu estou tão feliz"- eu já ouvi isso na vida, mas não sei onde. A versão também não ficou boa, Maísa.


BOMBOU A FESTA - Maísa groovy? Quase isso. E ela até se arrisca num rap! Essa merece um clipe, só pra ver a dancinha bizarra que ela vai arranjar. De ruim, a repetição do refrão a cada verso; mas como é música para crianças, isso passa...


O MEU QUINTAL - A melodia contribui bastante para que Maísa derrape na afinação - algo como se ela encarnasse uma versão infantil de Sônia Rocha. Tem climão de fim de disco mesmo, lembrando até algumas baladas menos inspiradas de Herbert Vianna. Sério.


NOTA FINAL: 6,6 - O primeiro CD de Maísa deve agradar as crianças e tem momentos divertidos para os adultos que já choraram de rir com ela na TV e na internet, mas é só. Com uma produção mais bacaninha, que a levasse a se arriscar noutros gêneros musicais, a coisa ficaria bem melhor; mas faltou habilidade - habilidade - habilidade... Fica pra próxima. Ou não.

2 comentários:

Rafa disse...

aiaiaiai NÃO TO BEGE, TO FUCSIA! HAHAHA NÃO PARO DE RIR COM ESSE POST!!!! Melhor do que o CD é a versão Alive: http://www.youtube.com/watch?v=gcEBeA8ue3w

Viu o email com os modelos de Pony?
Abração

Anônimo disse...

Eu ia escrever que vc tinha ficado doido, mas depois lembrei que na minha época de criança, aguardava cheia de espectativa o lançamento de Trem da Alegria, Xuxa e afins...e pensei tá faltando coisa para a criança, chega de dancinha erótica pra nossa mulecadinha.

Related Posts with Thumbnails