terça-feira, 15 de setembro de 2009

TEST DRIVE: "THE BEATLES - ROCKBAND"



Eu já andei escrevendo por aqui para duvidarem e até mesmo renegarem o hype com vigor; mas eu também sou partidário da ideia de que generalizações são sempre estúpidas. Depois disso, afirmo: após jogar "The Beatles - RockBand", comprovei que toda a espera dos fãs foi totalmente justificada.

O padrão RockBand de jogabilidade não deixava dúvidas em ninguém quanto ao fator diversão+interação do game; a grande questão, na verdade, eram duas: o repertório do jogo e o tratamento estético dado às distintas fases da banda de Paul, John, George e Ringo. Claro que os trailers foram aos poucos nos dando pistas de que o visual do game respeitaria os diversos momentos dos Beatles, mas ver isso na hora em que o jogo rola é uma outra coisa - e uma coisa espetacular, que vai além da diversão de experimentar a sensação de tocar as músicas dos FabFour.



No vídeo, Dhani Harrison (filho de George Harrison) demonstra
o game ao lado de Connan O`Brien no The Tonight Show



Uma das grandes sacadas de "The Beatles - RockBand" é a de ser uma aula sobre a banda mais importante da história do rock. Enquanto os jogadores estão ali, naquela simulação movida a instrumentos de plástico, descobrem diversas informações sobre o universo dos Beatles - roupas, estética da época e/ou do disco da vez, mudanças na aparência e até a relação com coadjuvantes de sua trajetória. Por exemplo, há a voz de Ed Sullivan em uma das músicas - "I Want To Hold Your Hand", se não me engano - e a gritaria das fãs americanas na turnê da banda que os levou a parar de tocar ao vivo por simplesmente não conseguirem se ouvir no palco, tamanha era a barulheira do público. As reações histéricas estão no jogo!





O repertório de 44 músicas -ok, 45, com a destravável "The End" - é acertadíssimo. Os clássicos estão lá, mas há espaço para músicas queridas e excelentes que não são exatamente domínio popular - e neste caso, uma das que tive o prazer de jogar foi "And Your Bird Can Sing", uma das minhas favoritas dos caras, presente no brilhante "Revolver". É, tem mais essa: o RockBand dos Beatles ainda vai fazer muita gente conhecer pérolas do repertório deles que nunca estiveram exatamente na vitrine.

Ainda sobre a coleção de 45 músicas, outra novidade excepcional é que o conteúdo de discos completos dos Beatles em versão RockBand serão postos à venda online. Os três primeiros álbuns contemplados são "Abbey Road", "Sgt. Pepper`s" e "Rubber Soul". Alguém duvida de que em muito breve TODA a discografia deles estará à disposição para ser jogada? E imaginem que nossos pais não podiam pensar que um dia chegaríamos a algo assim...

Ok, já que falei nos pais não posso deixar passar a chance: se você não é gamer mas é louco pelos Beatles, daqueles que sonham em passar o amor pela banda aos seus filhos, é bom pensar em ceder aos apelos de "The Beatles - RockBand". E se eu fosse o executivo de alguma grande gravadora - isso ainda existe? - tentaria pôr a discografia de todos os meus artistas grandes em versão RockBand. Mais do que uma forma de se divertir com um grupo de que se gosta, é um jeito de se construir uma relação ainda mais especial com ele. De tão geniais que são, os Beatles nem precisavam de seu RockBand; mas a esperteza (no bom sentido) e, por que não, a humildade de lançá-lo só deram a eles a manha de, mesmo quase 40 anos após seu término, ter conseguido adicionar um grande capítulo em sua história.

P.S.1: Eu não joguei com os instrumentos clássicos dos Beatles que vêm no kit completo do jogo, mas eu chego lá.

P.S.2: Esqueci não: mais tarde tem Vitamina!

Um comentário:

Alan Ongaro disse...

Ótimo post C.A!

Só uma dúvida, tu testou e, play-3, wii ou x-box?

Abraços de um "beetlemaniaco" para outro.

Related Posts with Thumbnails