sábado, 18 de outubro de 2008

CLIPES QUE NINGUÉM PODE DEIXAR DE VER - "PRAISE YOU", FATBOY SLIM

Antes de falar do clipe da vez, medo, muito medo: na terça-feira fiz um post com a Vitamina da vez - e, na seção, falava de "The Youth", o novo clipe do MGMT, com crianças fazendo dancinhas toscas...

No post eu falava que essa mania de coreografia estranha começou pra valer em 1999, com um outro vídeo que iria revelar na nova edição do "Clipes que Ninguém...". Só que - e aí vem o mistério - o post sumiu. Sumiu. Eu, hein...

Enfim, eu espero que esse aqui não desapareça, pois traz o clipe que, como já disse, foi pioneiro em mostrar gente com passinhos esquisitos:





"Praise You" foi feito por Spike Jonze, e sua pré-historinha é legal: depois de não poder fazer o vídeo de "The Rockafeller Skank" (aquela do "right-about-now-the-funk-soul-brother") para Fatboy Slim, Jonze fez uma versão alternativa do clipe, em que ele fazia uma dança solo ao som da música. Slim curtiu tanto que chamou o cineasta para fazer "Praise You".

E o que há de verdade e mentira por trás do enredo de "Praise You"? A verdade é que o clipe foi mesmo gravado na marra, com o Torrance Comunity Dance Group chegando de surpresa na porta do cinema sem nenhum aviso prévio; e a mentira é que o grupo de dança é fictício.

Outra coisinha: o próprio Spike Jonze atua no vídeo como o líder do grupo, Richard Koufey...

O sensacional "Praise You" foi reconhecidíssimo no VMA, premiação máxima da MTV, de 1999, levando três estatuetas: best breakthrough video - o que seria melhor clipe de vanguarda ou coisa assim -, melhor direção (que foi não para Jonze, mas para todo o Torrance Community Dance Group); e - a-ha! - melhor coreografia, dirigido a Richard Koufey e Michael Rooney. Merecido, não?


p.s.1: Ainda intrigado, eu pergunto: algum blogueiro que visita o Rodando já teve post desaparecido sem mais nem menos também?

p.s.2: Nem tente me sacanear, Blogger: este post - assim como todos os outros no futuro - tem seu rascunho salvo em meu computador. É aquela história: se você me ferra uma vez, a culpa é sua; mas se me ferra duas...

2 comentários:

Socialismo Digital disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Deve ter sido uruca no blogger. Um post meu também foi apagado na semana passada e nunca mais voltou.

Related Posts with Thumbnails