quarta-feira, 8 de outubro de 2008

UKULELE ON THE ROCKS!

Não faça cara feia para o nome, até porque você talvez já tenha ouvido falar de ukulele; e se nunca ouviu a palavra, pelo menos já ouviu um na vida. Indo pelo fácil caminho da comparação, o ukulele nada mais é do que um primo havaiano do cavaquinho, apreciado por autores de trilhas sonoras de filmes praieiros e também por um septeto do Reino Unido: a Ukulele Orchestra of Great Britain.





Conheci a UOoGB - ok, sigla estranha - graças ao Transbuddha, fui tentar conhecê-los melhor no YouTube... e me dei bem. O som do grupo fundado em 1985 não tem nada a ver com sarongues, hula-hula ou pranchões ao mar não: a onda (oops!) deles é fazer releituras de clássicos da música. Quando não proposital, o toque de humor do conjunto está presente no simples fato de que você jamais pensou ouvir as músicas que eles tocam saídas de um bando de ukuleles. Por exemplo, na excelente versão para a clássica música-tema da antiga série "Shaft":



vídeo postado por notator9


Igualmente boa é o remake para "Smells Like Teen Spirit", do - precisa dizer mesmo? -Nirvana, direto do (excepcional) programa do Jools Holland:



vídeo postado por retsilthecopskiller


Tá gostando, né? Então, toma um trechinho de "Should I Stay or Should I Go?", honrando o hino do Clash:


vídeo postado por friskyfingers


Tem mais de onde vieram esses vídeos. E nas melhores importadoras do ramo e nos Soulseeks da vida também você pode encontrar os álbuns da Orchestra - entre eles, um só de punk rock e de título tão bom quanto infame: "Anarchy in the ukulele". Maldita hora em que resolvi não trazer do Havaí o bendito instrumento...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails