quinta-feira, 23 de outubro de 2008

FALTA DE TIMING É ALGO MUITO CONSTRANGEDOR




Há coisas muito piores no mundo, mas ver pessoas errando a mão no tempo em que fazem o que têm que fazer é triste. Tudo porque a mancada não é exatamente o quê, mas sim o quando. E, convenhamos, timing errado é, no mínimo, ausência de um amigo que diga "fulano, não perca a chance" ou "cara, não insiste mais não"; e, no máximo, o supra-sumo da falta de noção consigo.

Hoje, por exemplo, acabei chegando a "There Was a Time". Este é o nome de uma das canções de "Chinese Democracy", que vem a ser o aguardado disco dos Guns N' Roses, prometido desde... desde... desde - ok, olha a vergonha alheia! - 1994.

De novo: 1994. Ou seja: de lá pra cá, pessoas nasceram, tiveram suas infâncias e agora passam pelos tormentos e maravilhas da adolescência e nada do disco - que, jura Axl Rose, sai dia 23 de novembro.

"There Was a Time" pode ser escutada aqui; e, particularmente, achei uma titica - que, mesmo se estivéssemos em 1994, não me causaria nenhuma impressão melhor. De qualquer forma, a música me soou como coisa daquela época mesmo; e, assim sendo, penso que poderia fazer mais sentido naqueles tempos. Hoje, soa como um triste arremedo da banda que o Guns N' Roses já foi, no dia em que foram uma banda. Pelo menos quando eu era adolescente eles faziam mais sentido e me agradavam bem mais, embora eu preferisse Living Colour, Faith No More e Red Hot Chili Peppers.

"Chinese Democracy", para mim, é o caso mais notável de timing errado. Rendeu piadas ótimas, como a feita pelo Offspring que anunciou no dia 1º de abril de 2003 que iria lançar um álbum batizado com o mesmo nome e com um subtítulo: "you snoose, you lose" - algo como "cochilou, perdeu". Para vocês verem: desde a sacanagem da banda do Dexter Holland, crianças nasceram, largaram os seios de suas mães, aprenderam a falar e a usar o vaso e nada do disco do Guns N' Roses.

Inspirado nesse micaço de Axl Rose e companhia, sinto que é o momento perfeito - hoho! - para fazer a lista:

TOP 5 EXEMPLOS DE FALTA DE TIMING

1º) Depois de tantos parágrafos discorrendo sobre o Gn'R, o primeiro lugar, óbvio, vai para a banda e sua democracia chinesa. Passemos ao segundo caso, quase tão grave:


2º) A DEMORADA APOSENTADORIA DE ROMÁRIO - Mesmo quem não saca nada, nadinha, neca, Paul Newman de futebol sabe que o Baixinho era um gênio da pequena área, responsável por pelo menos 50% da conquista da Copa de 94. E essas mesmas pessoas, mesmo sendo mestres em ignorância futebolística, têm perfeita noção de que Romário pendurou a chuteira tarde demais.





Não faltaram oportunidades para que ele desse adeus aos gramados de forma digna. Dois ótimos exemplos: em 2000, quando conquistou a Mercosul e a Copa João Havelange por aquele-time-cujo-nome-não-pode-ser-dito; e em 2001, quando foi artilheiro do Brasileirão. Curiosamente, depois disso ele fez jogos de despedida dos gramados internacionais em 2004; a partida de despedida da Seleção no ano seguinte... Mas cadê que ele parava?

Aí, teve a história do gol 1000, feito em...2007. Maio de 2007. Essa foi a última boa data que Romário teve para se retirar do futebol com prestígio. Mas não: ele continuou até março deste ano, quando o seu time fez uma mera figuração no campeonato estadual do Rio. E na verdade, na verdade, dizem que ele ainda planeja um jogo de despedida, seja lá por que time... Enfim, um reta final de carreira meio feiosa em se tratando de Romário - um craque traído pelo próprio ego.


3º) OS GOONIES 2 - Não faz muito tempo eu rasguei elogios aqui no blog para "Goonies", filme espetacular que marcou a infância e a adolescência dos que hoje têm entre 25 e 35 anos. A história dos moleques de Astoria e sua grande aventura foi sucesso nos cinemas do mundo todo e pedia por uma seqüência - até porque foi nos 80s que aconteceu o "boom" de continuações cinematográficas, como as de Indiana Jones, Ghostbusters, Um Tira da Pesada, Máquina Mortífera, De Volta Para o Futuro, A Hora do Pesadelo e tantas outras. Só que o filme, tão aguardado por moleques como eu, não veio.





Até hoje se fala nessa continuação. Uns dizem que será em formato de longa-metragem animado; outros dizem que a história terá como protagonistas os filhos dos Goonies originais, hoje adultos. Eu acho que o filme ainda vem e confio que poderá ser muito bom - tomara! - mas para mim a verdade é a seguinte: Steven Spielberg (o produtor) e Richard Donner (o diretor) perderam o tempo certo para fazê-lo. Eles sabem que a continuação ideal seria com os Goonies ainda criança, no máximo na adolescência. E têm plena certeza também de que, se for pra fazer um "Goonies 2", que seja pra ser algo tão memorável quanto o primeiro. E se com a molecada original isso já seria difícil, sem ela então...


4º)GRETCHEN E SEU FILME PORNÔ - Acreditem: Não encontrei uma foto que pudesse fazer jus ao que ela era há 25 anos, mas garanto que não falta gente pra dizer a quem não era nascido na época que a pseudo-cantora era dona de curvas generosas e, décadas antes de Sheilas, Carlas, lipos e silicones, tinha o título de Rainha do Bumbum. Gretchen não era um rostinho bonito - e nunca foi -, jamais foi reconhecida por seu talento vocal mas tinha um corpo que causava inveja a muitas mulheres que, do sofá, a viam se apresentar no Chacrinha, Bolinha, Sílvio Santos, Carlos Imperial...

Naquele tempo, fazia todo o sentido que ela topasse fazer um filme pornô. Tá bom, ela estava bombando na TV etc., mas sempre se soube que seu dom maior estava bem abaixo das cordas vocais... Porém, Gretchen só resolveu aparecer rebolando na horizontal em 2006. Ou melhor: aos 57 anos e bem menos, digamos, talentosa. Longe de pagar de moralista, mas vamos admitir: não parece um pouquinho além do prazo? Como também não sou hipócrita, pra mim, sim.

Ah, e não vi o filme. Mas não faltou gente pra me dizer que Gretchen tentou com afinco destruir a imagem que os espectadores tinham daquela mulher que ela foi nos anos 80...

5º) ??? - É verdade: justo o último item, o que faltava para fechar uma lista sobre timings ruins, me foge à memória - e por isso quase me candidatei a última vaga! Mas se lembrarem de alguma, exerçam a generosidade e me ajudem nos comentários...

p.s.: A foto que abre o post não é de verdade não: é só uma montagem deste concurso virtual aqui - que, aliás, é cheio de péssimos timings...

2 comentários:

Unknown disse...

Outra aposentadoria há muito aguardada: Xuxa.

Camila Alam disse...

Nossa, demorou pra Xuxa se aposentar! haha
Acho que o Axl poderia se aposentar tbm... vergonha alheia de Chinese, e olha que eu sou bem fã da banda. Mas daquela verdadeira, né? Sempre defendi que isso aí que o Axl tá querendo chamar de GNR deveria ter outro nome, sei lá, Axl rose's crazy project! haha
Se eu fosse ele, deixava o Guns morrer em paz, no maior estilo Live and Let Die!

Related Posts with Thumbnails