quinta-feira, 2 de outubro de 2008

BE KIND REWIND: A DOCE ARTE DE SUECAR

Enfim fiz minha estréia neste Festival do Rio, e duvido de que poderia ter sido melhor: o escolhido foi "Be Kind Rewind" (ou "Rebobine, Por Favor"), filme dirigido e escrito por Michel Gondry. E mais uma vez saí do cinema reverenciando o cara...

A história do longa é originalíssima: Moradores do bairro de Passaic, em New Jersey, Mike (Mos Def) e Jerry (Jack Black) são dois amigos que vivem na decadente (e quase despejada) locadora de VHS do simpático e dócil sr. Fletcher - interpretado com excelência por Danny Glover. Um dia, Fletcher viaja e deixa a loja sob os cuidados de Mike, Jerry sofre um acidente que o deixa magnetizado... e ele acaba cometendo um outro desastre, ao desmagnetizar todas as fitas da locadora.

A solução que a dupla encontra para o problema? Usar as fitas originais para refilmar toscamente os respectivos filmes que haviam em cada uma delas - atitude que ganha um novo verbo: suecar. Ingênuas, bobocas, as versões que eram para ser mentiras acabam se transformando em sensacionais e criativas releituras; e os remakes "suecados" viram um sucesso na vizinhança...



Jerry e Mike, suecando "Ghostbusters"


Apenas lendo essa sinopse (e as outras que pude conferir por aí), é fácil confundir "Be Kind Rewind" com um filme besteirol - o que na verdade é um grande engano. Claro que há passagens hilárias - por exemplo, todas as seqüências de suecagem, em que Mike e Jerry se utilizam de gambiarras espetaculares em seus filmes; mas a trama por completo é uma ode a ingenuidade e a simplicidade, uma saudação a pureza de intenções presente no espírito do "do it yourself" que dá sentidos cutucões na brutalidade do progresso e no conceito burro e engessado de pirataria do qual as leis continuam se utilizando.



Danny Glover, o senhor Fletcher, e a carismática
Mia Farrow no papel da sra. Falewicz


Mos Def está muito bem na pele do simplório Mike e Jack Black na variante da vez no papel de Jack Black; porém, mais uma vez, a grande estrela é a trama de Gondry, apropriadamente suecada em alguns cortes bruscos e deliciosamente simples - prova perfeita de que nada pode frear ou superar a criatividade, seja numa sacada original ou numa incrível suecada.

Uma última sugestão: após verem "Be Kind Rewind" - vocês vão fazer isso, não? -, dêem uma passadinha no site oficial do filme. Lá vocês conferem as versões suecadas dos filmes que aparecem na história - alguns estrelados por Black e Def - e até podem suecar capas de filmes VHS com suas fotos. Muito bom!

Ah, e considerem adotado o verbo "suecar" nos textos aqui do blog...

3 comentários:

Kaká disse...

adorei o jaqck black cantando o tema dos ghostbusters hahaha!

gostei desse filme, e como vc disse tem muita gente que vai achar que é um besteirol mas é um bonita homenagem ao cinema, inclusive quando eles fazem o filme deles.

AP disse...

Não consegui conciliar meus horários de filmes do Festival pra assistir esse (segunda que vem à meia noite é f...).

Mas quando entrar no circuitão eu vou ver. ;)

Diego Ivan disse...

Clube Atlético Mineiro, ops!!!
Carlos Alexandre Monteiro, vi esse filme no inicio do ano, gostei muito dele, principalmente por que nos remete a nossa infância, quem nunca brincou de caça-fantasma ou robocop. Pena que eu não possa estar ai para ver o festival, se começou com "Seja Gentil Rebobine" deverá ter mais alguma pérolas no repertório do festival.
PS. Jack Black é muito bom, o cara detona em quase todos os filmes que fez, ele realmente é um dos melhores da sua geração.

Related Posts with Thumbnails