segunda-feira, 13 de julho de 2009

LISTA: DEZ MÚSICAS COM ROCK ATÉ NO NOME

Há 24 anos, Bob Geldof fazia o Live Aid, festival de rock ocorrido simultaneamente em dois lugares - Londres, Inglaterra e Filadélfia, EUA. A partir daí, o 13 de julho ficou marcado como o Dia Mundial do Rock. E como não homenageá-lo aqui no Rodanders?

Assim, resolvi fazer uma lista só de boas músicas com rock n' roll no nome. Tudo bem que a maioria delas são clássicos de décadas de vida, mas há também coisas relativamente recentes. Só petardo, como manda o figurino e pede a data:


1ª)"ROCK N' ROLL MUSIC", CHUCK BERRY - A canção do pai de "Johnny B. Goode" ganhou a 128ª posição na lista de 500 melhores músicas de todos os tempos, e foi gravada por bandas como Beatles e Beach Boys. Simples, sem pré-refrão, é uma aula de rock em 2 minutos e meio.

2ª) "ROCK N' ROLL", LED ZEPPELIN - A exemplo da música de Berry, a do Zep também é direta e certeira. Riff preciso de Jimmy Page+Robert Plant tinindo+John Bonham quebrando tudo no fim.

3ª) "ROCK N' ROLL HIGH SCHOOL", RAMONES - Uma declaração de amor aos Beach Boys em uma letra rude e revoltada daquelas que a banda sabia fazer como poucas. Para dançar junto e separado.

4ª) "ROCK N' ROLL ALL NITE", KISS - É verdade que a música foi maltratada nos corações de muita gente por conta das bandas de casamento - muitas delas só sabem tocar isso quando algum tio bêbado pede rock. Não importa. Sem cara feia nem mimimi, é divertida pra cacete. Quem nunca dançou essa que atire a primeira baqueta.

5ª) "IT'S ONLY ROCK N' ROLL", ROLLING STONES - Sem dúvida, é a mais safada dessa lista - no melhor dos sentidos. Dona de uma típica levada sacânica stoniana, essa pérola tem a luxuosa participação de David Bowie nos backings. E um detalhe: a banda quase morre engasgada em espuma em seu clássico videoclipe em que eles aparecem vestidos de marinheiros.


6ª) "I LOVE ROCK N' ROLL", JOAN JETT & THE BLACKHEARTS - Acho que essa foi a primeira canção de rock que ouvi na vida na voz de uma mulher. Gostei de cara, até porque sempre curti refrões com muita gente cantando (ou parecido com isso). Mas seria injusto e mentiroso dizer que o resto todo não é bom pra cacete.

7ª) "WHATEVER HAPPENED TO MY ROCK N' ROLL?", BLACK REBEL MOTORCYCLE CLUB - Faça o teste: ouça essa música por dez segundos e diga se você não quer ouvi-la por mais um bom tempo. Suja, lasciva porém sem curvas, é daquelas que te pega mesmo nos primeiros instantes, do tipo que você ouve do bar e sai correndo pra pista.

8ª) "ROCK N' ROLL STAR", OASIS - Brincando, brincando, uma das cinco melhores já feitas pelos irmãos Gallagher. Difícil saber o que é mais legal nela, mas eu tenho uma preferência: a esticada que Liam dá ao cantar "I need some time in the sunshiiiiiiiiiine".

9ª) "ROCK N' ROLL SUICIDE", DAVID BOWIE - David Bowie, um violão, um arranjo de metais espetaculares... De tons épicos, é mais uma bela faixa de "(The Rise and Fall of) Ziggy Stardust and The Spiders From Mars", um dos melhores álbuns da história da música. Só isso.

10ª) "GLAMOROUS INDIE ROCK N' ROLL", THE KILLERS - Essa é do "Hot Fuss", primeiro (e melhor) disco da banda, mas só aparece nas versões britânica e australiana. Um erro, pois todos os lançamentos mereciam ter a balada disfarçada pelos vocais quase gritados, antecipando a influência do Queen que apareceria mais evidentemente nos álbuns seguintes do grupo de Brandon Flowers.

6 comentários:

Bernardo W disse...

Bela lista, Carlovski!

Fica a sugestão pro 11º lugar da lista: a pancada "It's a long way to the top (if you wanna rock n' roll)", do AC/DC!

Abs

zeh disse...

so put another dime in the jukebox, babeee

Marina disse...

Sim muito bom que o Bernardo lembrou! acho que hoje é um ótimo dia para todos alugarmos e assistirmos escola de rock a tenacious D!
Muito bem lembrado a do the Killers! achei q ia ter que reclamar já! eheh

tem uma outr que vale a pena. "God gave rock'n'roll to you"

A versão original dela é de uma banda de Hard-Rock Gospel (sim, isso existe, é velho, pesado, e bom, muito bom! recomendo). Tempo depois foi regravada pelo Kiss.

Versão do Petra
http://www.youtube.com/watch?v=q-v77bOioJo

Versão do KISS
http://www.youtube.com/watch?v=ZvZyGp-LG4I

eu particularmente gosto mais do vocal do KISS e da guitarra do Petra. Qual vocês preferem?

Patrícia Matos disse...

ó, faltou tb Long Live Rock 'n roll !

hehehe, coloquei um link pro seu post no meu. ^_^

beijos!

Matheus Rufino disse...

Assim que vi sobre o que era o post me veio a cabeça Glamorous Indie Rock n' Roll, mas pensei: ah, ele não vai por essa... mas mantive a esperança, e ao final do post lá estava ela! em 10ª, ok, mas está ai, isso que vale. É umas da músicas que eu mais gosto do Killers e deveria mesmo vir em todas as versões de Hot Fuss, muito boa de cantar aos berros... hehe

Matheus Rufino disse...

Só uma correção no meu coment: "É UMA DAS músicas.."
E outra correção, agora no seu post: Sam's Town é o melhor cd do The Killers xD

Related Posts with Thumbnails